sábado, 11 de abril de 2020

Aeronautica Militare Italiana: 51ª Stormo pronta

Depois de vinte anos desde o último serviço de alerta nacional inteiramente protegida com pessoal, ativos e próprios aviões, a sirene da corrida de volta novamente para reproduzir a 51ª Stormo. Desta vez, porém, não são mais os F-104 que voam, mas os Eurofighters.

No meio de um processo de transformação do Departamento, que será concluído com a substituição da aeronave AMX pelo Eurofighter, Istrana volta a ser uma das bases da Defesa Aérea nacional.

Nesta fase de transição, a 51ª Ala assegura, por meio do 132º Grupo de Voo, a operação de duas linhas de voo simultaneamente: o Eurofighter, para a Defesa Aérea nacional, e o AMX para o reconhecimento tático, operações de apoio aéreo aproximado (CAS) e capacidade de ataque ar-terra.

Um caminho gradual que começou em 2017 com a implantação de um par de Eurofighters no aeroporto de Treviso e a ativação de uma célula de alarme de Defesa Aérea protegida em rotação por aeronaves da 4ª ala de Grosseto, da 36ª ala de Gioia del Colle e a 37ª ala de Trapani. Uma medida tornada possível graças a uma série de arranjos logísticos, especialmente em termos de infraestruturas e instalações, preparados em um tempo muito curto para garantir o suporte técnico e logístico necessário.

Em 2019, após a ativação das baias de manutenção da linha Eurofighter - áreas de trabalho específicas equipadas para inspeções técnicas - a 51ª Ala atingiu a capacidade total de manutenção, permitindo que a equipe do Grupo de Eficiência em Aeronaves (GEA) do Departamento assumisse totalmente título no ciclo de manutenção do Eurofighter , dispensando os departamentos operacionais do F-2000 dessa tarefa.

O comandante das forças de combate, general da divisão aérea Francesco Dress, que falou por ocasião do primeiro serviço de alarme realizado pela 51ª ala, expressou seus aplausos pelo importante marco alcançado. "O esforço do Stormo , especialmente nesta situação de grave emergência para o país", declarou General Dressed, " assume uma importância ainda maior, pois atesta a paixão, motivação e senso de dever que sempre distinguiram as operações diárias. do pessoal de azul que permite que a Força Aérea esteja com o povo e para o povo ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário