quinta-feira, 30 de abril de 2020

Dassault entrega um terceiro Atlantique 2 modernizado

Em meados de abril, a Dassault Aviation entregou à DGA uma terceira aeronave de patrulha marítima (PATMAR) ATL2 modernizada para o padrão 6. Essa entrega foi feita conforme o planejado, apesar das restrições ligadas à crise do Covid-19, graças ao profissionalismo e comprometimento das equipes da Dassault Aviation e de seus parceiros industriais e estaduais.

O programa de modernização ATL2 da França foi notificado pela DGA em 4 de outubro de 2013. Trata-se de um total de 18 aeronaves. A Dassault Aviation entregará sete aeronaves ATL2 recondicionadas em 2019-2023. Ao mesmo tempo, o SIAé está realizando a modernização de onze aeronaves.

A norma 6 inclui, em particular:

- um novo radar: o Search Master com antena ativa da Thales,

- um novo subsistema acústico da Thales, que permite recolher e processar os sinais emitidos pelas boias acústicas de última geração lançadas pela aeronave para detectar submarinos,

- uma nova bola optronic WESCAM (já integrada, em operação de emergência, em alguns dispositivos com o padrão anterior, em 2013),

- um novo console de navegação projetado pela Dassault Aviation,

- novos consoles para o subsistema de visualização tática, desenvolvido pela SIAé.

Essa modernização é realizada pela Dassault Aviation e Thales (co-contratadas), associadas ao Naval Group e em cooperação com o SIAé. Arquiteto de sistemas de combate, a Dassault Aviation também é responsável pelo desenvolvimento do sistema principal, incluindo o software operacional projetado pelo Naval Group. A Dassault Aviation também é responsável pela integração geral de todos os subsistemas.
Graças ao padrão 6, os ATL2s melhorarão sua capacidade de apoiar a Força Oceânica Estratégica e o Grupo de Ataques ao Porta-aviões Charles-de-Gaulle, para lidar com ameaças modernas (futuros submarinos com energia nuclear ou convencional, forças navais, etc.) ) e apoiar missões terra-aéreas, até 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário