terça-feira, 21 de abril de 2020

Gripen protegendo o espaço aéreo da República Tcheca há 15 anos

Abril de 2020 marca o aniversário de 15 anos da Força Aérea Tcheca como usuário do Gripen. Quando o Gripen entrou em serviço com a Força Aérea Tcheca em 2005, substituiu a antiga tecnologia russa e a Força Aérea Tcheca se tornou uma das forças aéreas mais modernas da Europa.

Missões da OTAN

Em janeiro de 2020, a Força Aérea Tcheca concluiu sua missão de quatro meses da OTAN para proteger o espaço aéreo sobre os Bálticos.

Os caças do Gripen tiveram um ótimo começo com um total de 200 horas de voo e 9 decolagens em apenas um mês da missão. Além das patrulhas do Quick Reaction Alert (QRA), os pilotos checos do Gripen também realizaram voos de treinamento no espaço aéreo do Báltico, como exercícios de reabastecimento a bordo e voos de baixo nível acima do mar. Eles também participaram de missões conjuntas, incluindo Enhanced Forward Presence (EFP), como parte de dois grupos de aliança liderados pelo Canadá e Alemanha na Letônia e Lituânia, respectivamente.

A missão de policiamento aéreo começou na primeira semana de setembro de 2019 e foi a terceira missão do Báltico e a sexta missão internacional dos combatentes tchecos do Gripen. A Força Aérea Tcheca enviou cinco Gripens e 75 funcionários aéreos e terrestres, principalmente da 21ª Base da Força Aérea Tática Čáslav para a Estônia para esta missão.


Gripen na República Tcheca

O esquadrão Gripen, composto por doze Gripen C (um assento) e dois Gripen D (dois assentos), é baseado na base aérea de Čáslav . A partir daqui, protege o espaço aéreo tcheco e participa de exercícios conjuntos com as forças armadas.

Desde que a Força Aérea Tcheca começou a operar o Gripen, atualizações contínuas de capacidade foram feitas para seus caças. Há alguns anos, eles obtiveram o novo aprimoramento de capacidade do MS20 para seus Gripens, que envolve atualizações de hardware e software, oferecendo uma série de melhorias e novas funcionalidades, tanto em termos da própria aeronave quanto dos sistemas de treinamento e suporte auxiliar.

A atualização aprimora muito a capacidade do Gripen de atingir alvos terrestres, incorporando bombas não guiadas e guiadas a laser na carga útil da aeronave, e a capacidade ar-ar é aprimorada pela introdução de novos modos de radar. Outro elemento-chave representa a integração do pod eletro-óptico de alvo Litening 4i, que é usado não apenas para guiar mísseis e bombas, mas também no reconhecimento e combate aéreo. A atualização do MS20 também introduziu o NVG e implementou o datalink da Alliance - Link 16 -, bem como criptomódulos para comunicação secreta.

Com atualizações contínuas de capacidade, a Força Aérea Tcheca e o Gripen permanecerão na vanguarda como um protetor do espaço aéreo de suas próprias alianças e da OTAN por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário