domingo, 23 de agosto de 2020

Luz no vale das trevas



75 anos após o maior crime da história da humanidade - o Holocausto - aviões de guerra israelenses e alemães voaram lado a lado pela primeira vez no memorial do campo de concentração de Dachau. A formação, liderada pelos dois chefes da Força Aérea, simboliza a história única dos dois povos.

O clima da terça-feira, 18 de agosto, de manhã, em Dachau, na Baviera, é emblemático da trajetória dos últimos 75 anos. Nuvens escuras cobrem o céu e fortes chuvas caem sobre os caminhos de cascalho do memorial do campo de concentração.

É um lugar onde pelo menos 200.000 judeus foram torturados e humilhados. Mais de 41.500 deles foram assassinados pelos nacional-socialistas durante a Segunda Guerra Mundial. Muitos mais foram deportados de lá para outros campos de extermínio.

De repente, a chuva para e os raios quentes do sol rompem a cobertura de nuvens cinzentas e profundas. As pessoas deixam seus abrigos de proteção e olham para o céu. O barulho é alto e alguns momentos depois os visitantes testemunham um acontecimento rico em história. Ombro a ombro, ou melhor, asa a asa, uma formação composta por dois Eurofighters alemães e dois F-16 israelenses voam além do " vale das trevas", não apenas para evitar as numerosas vítimas de NSsocialismo nacional- Honrar regimes, mas mostrar ao mundo inteiro que uma amizade inseparável surgiu de uma inimizade aparentemente intransponível.

A formação histórica voa além do memorial do campo de concentração de Dachau para encontrar as vítimas do regime nazistas. Os aviões de guerra são liderados por um Gulfstream G550. Os passageiros são amigos íntimos. Eles são o Tenente General Ingo Gerhartz e o Major General Amikam Norkin. Eles são os chefes das forças aéreas alemãs e israelenses. Durante o sobrevoo, Norkin envia uma mensagem de rádio em movimento:

"Voando juntos acima do vale das trevas abrindo espaço para apenas luz à frente. Como juramos: nunca mais!" (Em alemão: nós voamos juntos sobre o vale das trevas para abrir espaço para a luz. Juramos: Nunca mais!)

Anteriormente, a formação histórica sobrevoou o campo de pouso de Fürstenfeldbruck, onde a tomada de reféns dos Jogos Olímpicos de 1972 teve seu fim trágico e um total de 12 pessoas, incluindo atletas israelenses.


Com o pouso do Gulfstream na base area de Lechfeld, o dia que entrará para a história das forças areas alemãs e israelenses continua. Junto com o ministro da Defesa Federal, Annegret Kramp-Karrenbauer, eo embaixador israelense Jeremy Issacharoff, o general Norkin eo tenente-general Gerhartz visitam o memorial do campo de concentração de Dachau, que acaba de desaparecer do ar.

No seu discurso, proferido em inglês, a Ministra da Defesa Federal fala de um “momento comovente para ambas as delegações”.

O Embaixador Issacharoff enfatiza a importância de “ Blue Wings 2020 ”. “Este exercício conjunto sem precedentes pelas forças areas de Israel e da Alemanha elevou literalmente a cooperação estratégica entre os dois países a novos patamares. Estar aqui hoje e testemunhar este evento inspirador mostra a amizade ea confiança que se desenvolveu entre Israel ea Alemanha ”.

Depois disso, Kramp-Karrenbauer e Issacharoff colocaram uma coroa de flores em frente ao memorial internacional.

As delegações vão juntas ao memorial judaico. Lá, os dois chefes da Força Aérea tomam a palavra primeiro. Voltou a chover forte, o que não impede o Inspetor da Força Aérea, Tenente General Gerhartz, de continuar seu discurso sem se impressionar e de mencionar o vínculo especial entre as duas Forças Aéreas. “ Os fortes vínculos entre nossas forças armadas em geral e nossas forças aéreas em particular são de vital importância”. Gerhartz também enfatiza que crimes como os dos nazistas nunca devem ser repetidos e termina seu discurso em hebraico com לעולם לא עוד (inglês: nunca mais).

O Major General Norkin está prestes a subir no púlpito quando a torre do sino começa a tocar. Ele permanece sentado em silêncio. Depois do último gongo, ele dá um passo à frente e começa com as palavras: “ Esperamos 75 anos por este momento. Cinco minutos a mais não importa ”. Com isso, Norkin consegue colocar um sorriso no rosto do público neste lugar de sofrimento.

Amikam Norkin, Chefe da Força Aérea de Israel, enfatizou em seu discurso a importância da cooperação entre os dois países.

O ministro da Defesa, Kramp-Karrenbauer, mencionou antecipadamente que "também há participantes na delegação israelense que têm ancestrais familiares que estavam em Dachau (...)". Portanto, é também um "momento pessoalmente emocional".

Ela se refere ao piloto israelense, que após uma oração judaica toma a palavra no final e toca o público já afetado emocionalmente ainda mais profundamente com seu discurso. Ele conta como seu avô foi libertado do campo de concentração por soldados americanos. Ele pesava apenas 30 quilos na época e só sobreviveu graças aos médicos militares americanos. Sua família inteira, incluindo seus três irmãos, morreram no Holocausto.  Alguns anos depois, ele construiu uma nova vida no recém-estabelecido Estado de Israel. Pela primeira vez ele viveu em liberdade com dignidade e começou uma nova família. Há um silêncio ensurdecedor no auditório. O piloto israelense continua seu discurso. Ele conta sobre seu pai, que serviu como piloto de caça na Força Aérea Israelense, caiu em território inimigo e morreu. Trabalhar para o país que garante a todos os judeus do mundo segurança, liberdade e direitos humanos eternos - Israel.

Agora o neto está em Dachau, o lugar que trouxe sofrimento sem fim aos seus ancestrais e fala cheio de orgulho e humildade por ter permissão para fazer parte deste evento que marcou época.

A cerimônia termina oficialmente com uma cerimônia de entrega de coroas pelos dois chefes da Força Aérea no memorial judaico.

De repente, o Major General Amikam Norkin tira o telefone do bolso. Quem ligou not é outro senão Reuven Rivlin. O presidente israelense parabeniza os dois generais por terem levado a amizade ea cooperação militar alemão-israelense a um novo nível neste dia histórico. Uma homenagem muito especial para o Tenente General Ingo Gerhartz.

Uma honra muito especial. Reuven Rivlin, presidente de Israel, agradece a ambos os alemães por seu compromisso em aprofundar a cooperação entre as forças aéreas alemã e israelense.

O dia 18 de agosto de 2020 entrará nas crônicas das Forças Aéreas Alemã e Israelense e abrirá um capítulo que será escrito juntos a partir de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário