segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Maior torre de controle remota do mundo opera com os sistemas de comunicações da Indra

A Indra, uma das principais companhias globais de tecnologias e consultoria, teve um papel chave no desenvolvimento da tecnologia que permitiu a abertura da maior torre de controle do mundo. Para o final de 2022, quinze aeroportos serão gerenciados de forma remota a partir desta torre localizada em Bodø, norte de Noruega. Os aeroportos de Røst e Vardø, a 115 e 750 quilômetros de distância, já são gerenciados dali.

A torre é propriedade da e é gerenciado pela Avinor, o fornecedor de serviços de navegação aérea da Noruega. A Indra e seu sócio tecnológico, a Kongsberg, oferecem sistemas que permitem a transição das torres convencionais dos aeroportos para torres digitais centralizadas. A InNOVA, o sistema de torres da Indra permite que os controladores de voo e os técnicos do Serviço de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS) tenham consciência da situação na hora de gerencia voos de aproximação e movimentações em solo. O sistema de comunicação de voz GAREX, também da Indra, garante uma comunicação confiável com os pilotos.

Graças ao sistema de torre InNOVA, a Avinor obtém a informação necessária para uma gestão segura do tráfego aéreo e terrestre em uma única tela. Esta informação inclui, por exemplo, fichas de voo eletrônicas, a situação do tráfego aéreo e informação meteorológica. Pode ser ampliada para incluir redes de segurança avançadas e funções automáticas que são utilizadas em alguns dos aeroportos mais complexos do mundo. O sistema foi projetado para que os controladores possam gerenciar de forma remota vários aeroportos a partir de um mesmo posto de trabalho, assim como a Avinor validou em um projeto SESAR em 2019, com posteriores validações esperadas para o início de 2021.

A Indra está há anos à frente do desenvolvimento de torres remotas. Em 2009, o fornecedor de serviços de navegação britânico NATS encomendou à Indra o sistema de torres para a primeira “torre remota” do mundo, a Virtual Control Facility de Heathrow. Em 2018, o sistema de torre remota para a HungaroControl foi premiado com o Jane’s ATC Award por ser o primeiro sistema integrado de torre remota do mundo a receber a aprovação para operar sem restrições de capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário