domingo, 6 de dezembro de 2020

Concluída a fusão entre Aerolineas Argentinas e Austral

No último dia 30 de novembro Pablo Ceriani, presidente da Aerolineas Argentinas, recebeu de Paola Tamburelli, chefe da Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC), o certificado operacional que formaliza a fusão entre as duas empresas, que começno dia 01 de dezembro a. operar seus voos com o mesmo código.

Dessa forma, Aerolineas Argentinas e Austral completam o processo iniciado em maio e que visa trazer eficiência à empresa em suas diferentes áreas, alcançar um posicionamento que lhe permita atender às demandas do mercado, criar uma estrutura mais dinâmica e unificar e integrar a processos para torná-los mais ágeis.

Do ponto de vista operacional, significa a unificação de áreas como manutenção, pilotos e tripulações, eliminando estruturas duplicadas existentes. Isso permitirá uma maior eficiência e uma redução considerável nos custos derivados.

Recorde-se que no mês de outubro foi celebrado um acordo com a APLA (Association of Airline Pilots) e a UALA (Union of Airline Aviators), os sindicatos que representam os pilotos da Aerolineas e da Austral respectivamente. Por meio deste acordo, todos os pilotos passarão a fazer parte do quadro de funcionários da Aerolineas Argentinas sob a mesma categoria.

Na mesma linha e nas últimas horas, foi confirmado o acordo com os representantes da AAA (Associação Argentina de Aeronaves) para a unificação dos quadros de tripulantes de cabine.

Em sua conta no Twitter, Pablo Ceriani (@ceriani_pablo), se referiu ao evento da seguinte forma:

“Hoje é um dia histórico para a aviação do nosso país e para a @Aerolineas_AR. Finalizamos o processo de fusão com a Austral e amanhã nossas operações serão unificadas. Uma decisão promovida pelo Presidente @alferdez que culmina no prazo que havíamos previsto.

A nossa empresa nasceu da união de 4 empresas nos anos 1950 e hoje, pouco depois do seu 70º aniversário, uma nova fusão marcará a sua história. Partimos para superar esta crise e emergir mais fortes para enfrentar um futuro complexo, a fusão é um grande passo nessa direção.

Quero agradecer aos membros da @Aerolineas_AR e Austral que fizeram parte do processo de fusão, pelo enorme trabalho que realizaram. A partir de amanhã, nossa bandeira está se aproximando um pouco mais dos padrões de eficiência que todos buscamos. ”

Além disso, e como resultado da maior eficiência operacional que a fusão vai gerar, a empresa está trabalhando na criação e formalização de duas novas unidades de negócios: de um lado, será finalizada a criação de uma nova divisão de cargas e, de outro, uma nova unidade de manutenção terceirizada, que permitirá à Aerolineas Argentinas gerar novas fontes de receita.

Foi um processo complexo que exigiu mais de 500 pessoas da empresa diretamente envolvidas, um plano abrangente e 16 planos específicos para áreas-chave, mais de 200 reuniões de trabalho, 20 instituições e órgãos externos envolvidos, a alteração de 68 operações documentais e 540 IOSA itens (IATA Operational Safety Audit) entre outras ações fundamentais para a execução tanto do processo jurídico-corporativo, quanto regulatório-operacional.

Aerolineas Argentinas e Austral foram sinergizadas em 1990 e administradas pela Iberia. Então, em 2001 e à beira da falência, eles foram vendidos ao Grupo Marsans. Em 2008 e com as duas empresas mergulhadas em profunda crise, o Governo Nacional recuperou o controle estatal da Aerolíneas - Austral. No período de 2008 a 2015, a empresa finalizou seu plano de renovação de frota, construiu seu centro de simuladores de vôo para treinamento profissional de pilotos dentro do país, construiu o Hangar 5 (o maior da região), aderiu à aliança SkyTeam e inaugurou novas rotas, intertramos e corredores federais.

Foi um processo complexo que exigiu mais de 500 pessoas da empresa diretamente envolvidas, um plano abrangente e 16 planos específicos para áreas-chave, mais de 200 reuniões de trabalho, 20 instituições e órgãos externos envolvidos, a alteração de 68 operações documentais e 540 IOSA itens (IATA Operational Safety Audit) entre outras ações fundamentais para a execução tanto do processo jurídico-corporativo, quanto regulatório-operacional.

Aerolineas Argentinas e Austral foram sinergizadas em 1990 e administradas pela Iberia. Então, em 2001 e à beira da falência, eles foram vendidos ao Grupo Marsans. Em 2008 e com as duas empresas mergulhadas em profunda crise, o Governo Nacional recuperou o controle estatal da Aerolíneas - Austral. No período de 2008 a 2015, a empresa finalizou seu plano de renovação de frota, construiu seu centro de simuladores de vôo para capacitação profissional de pilotos dentro do país, construiu o Hangar 5 (o maior da região), aderiu à aliança SkyTeam e inaugurou novas rotas, intertramos e corredores federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário