quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

N219 obtém certificação da Indonésia


O turboélice regional N219 de 19 assentos da Indonésia, desenvolvido pela PTDI (PT Dirgantara Indonesia) e o Instituto Nacional de Aeronáutica e Espaço (LAPAN), obteve um certificado de tipo da Diretoria Geral de Aviação Civil do país, LAPAN. O primeiro protótipo do modelo, que voou pela primeira vez em 2017, completou 275 horas de voo durante 250 ciclos, enquanto o segundo protótipo, 176 horas durante 143 voos desde seu primeiro voo em março de 2019, informou a agência em um comunicado.

A certificação do N219 marca o retorno da Indonésia à fabricação de aeronaves nativas após o colapso do programa IPTN N250, cujo avanço fracassou após várias centenas de horas de testes de voo sob o peso do colapso financeiro asiático no final dos anos 1990. A Indonésia produz o NC212 Aviocar e o CN-235 sob licença da CASA da Espanha.

A PTDI agora espera iniciar a montagem dos aviões a uma taxa de quatro por ano. A empresa acrescentou que vai modernizar suas instalações de produção com equipamentos e sistemas mais modernos, com o intuito de aumentar a capacidade de produção conforme a necessidade.

A PTDI espera que o N219 seja útil no atendimento a destinos distantes no vasto arquipélago do país, alcançando áreas isoladas com pistas curtas de terra. De acordo com as especificações da PTDI, o N219 carrega um peso máximo de decolagem de 15.500 libras e pode decolar em pistas curtas de até 1.493 pés com carga máxima. Alimentado por dois turboélices Pratt & Whitney PT6A-42 de 850 shp, o avião não pressurizado voa a um alcance máximo de 828 nm. A cabine de comando está equipada com o conjunto de aviônicos G1000 integrado da Garmin.

Os usos incluem serviços de passageiros e carga, transporte de tropas, vigilância militar, busca e resgate, bem como operações de evacuação médica em regiões remotas com pistas de pouso curtas e acidentadas. Com preço entre US$ 5,8 milhões e US$ 6 milhões, o N219 é vendido por um preço um pouco mais baixo do que seu principal concorrente, o Viking DHC-6 Twin Otter.

A PTDI acrescentou que espera que uma versão anfíbia, agora em seu estado de projeto preliminar, obtenha a certificação em 2024.

A empresa garantiu dois clientes de lançamento - o governo de Aceh no Norte de Sumatra e o governo de Papua na província mais oriental da Indonésia - e afirma que têm cartas de intenções acumuladas cobrindo pelo menos 120 aeronaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário