segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

RIOgaleão é certificado pelo Airports Council International (ACI) no programa de saúde do conselho

O RIOgaleão acaba de ser certificado e se tornar membro do programa Airport Health Accreditation (Programa de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI). A carta assinada por Luis Felipe de Oliveira, diretor geral do conselho, e endereçada à concessionária que administra o aeroporto afirma que, depois de analisar as evidências apresentadas por meio de um processo de avaliação, o Aeroporto Internacional Tom Jobim provou que está fornecendo uma experiência segura para todos os viajantes, cumprindo com as melhores práticas do setor e estando de acordo com as medidas de saúde recomendadas, estabelecidas nas diretrizes de Retomada e Recuperação de Negócios de Aviação, da ACI, e da Força-tarefa de Recuperação da Aviação, do Conselho da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).

O programa de saúde foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas precauções para reduzir qualquer risco à saúde. Para que pudesse ser reconhecido, o RIOgaleão respondeu a um meticuloso questionário da ACI sobre todas as etapas da jornada do passageiro e seguiu à risca as ações e recomendações da ICAO. Para completar o processo, foram enviadas ao órgão evidências de cada ação realizada em cada etapa.

Em todos os processos, a concessionária destacou os três pilares que sustentaram a estratégia da empresa para combater o COVID-19 e gerar conscientização. O primeiro foi a comunicação: o aeroporto realizou uma campanha massiva de comunicação que consistiu na aplicação de adesivos de distanciamento em pontos de fila, praças de alimentação, assentos e outros pontos de possíveis aglomerações; lembretes de higienização por todo o terminal e nos principais monitores; aviso sonoro no sistema de som sobre os cuidados e o que fazer em caso de sintomas; e divulgação nas redes sociais e website para manter os clientes informados.

O segundo pilar foi a limpeza, que foi reforçada com aumento de frequência em pontos de contato do passageiro e utilização de produto hospitalar, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que deixa as superfícies livres do vírus por até 24 horas. O terceiro pilar foi o da tecnologia, com a adoção de câmeras para medição de temperatura dos passageiros e uma ferramenta de mapa de calor que indica possíveis de ponto de aglomeração. Os agentes de terminal permanecem atentos ao mapa e acionam os fiscais de terminal, que agem nos possíveis pontos em uma conscientização para dispersar a aglomeração.

O certificado atesta que as medidas tomadas pelo RIOgaleão são eficazes, mas adicionalmente, além de todos esses parâmetros, a dimensão dos terminais do Aeroporto Internacional Tom Jobim é um dos diferenciais positivos, já que permite evitar aglomerações.

“Desde março, a adoção rápida de medidas de segurança, era nossa prioridade, já que seguiríamos – e seguimos – operando 24 horas por dia, todos os dias da semana. O aeroporto é um equipamento importante para a economia da cidade e do Estado e, durante a pandemia, mostrou-se ainda mais essencial, garantindo o trânsito de profissionais de saúde e de equipamentos e suprimentos para hospitais e outros centros de cuidados. É uma honra sermos reconhecidos pela terceira vez por entes tão importantes, sendo dois deles de alcance mundial”, afirma Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o RIOgaleão trabalha em parceria com as autoridades competentes, com o objetivo de estar sempre atualizado em relação às melhores práticas estabelecidas pela ANAC e pela ANVISA. A intenção é fortalecer constantemente as medidas de segurança sanitária e transmitir ao passageiro a confiança necessária para a retomada de viagens. Por possuir um posto da ANVISA em suas dependências, o RIOgaleão passa por regulação e controle constante de medidas de segurança sanitária.

A Aiports Council International foi criada em 1991, possui 1.960 aeroportos associados em quase 180 países e representa os interesses comuns desses terminais. O RIOgaleão é membro da associação desde 2016.

Selos Safe Travels e Turismo Consciente

Em setembro, o RIOgaleão se tornou o primeiro aeroporto do Brasil a conquistar o selo do WTTC (World Travel & Tourism Council), chancelando que o Aeroporto Internacional Tom Jobim já estava colocando em prática uma série de medidas para garantir a segurança de passageiros e da comunidade aeroportuária, em um momento de retomada das operações aéreas domésticas e internacionais no país. Além do selo de alcance mundial, que tem respaldo da Organização Mundial de Turismo, o RIOgaleão também conquistou o selo Turismo Consciente, concedido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ). A chancela é direcionada aos estabelecimentos do setor de turismo, como forma de identificar hotéis, restaurantes, atrações turísticas e terminais que estão seguindo os protocolos necessários para garantir a segurança de seus visitantes.

A concessionária tem sido um ente atuante nas medidas e discussões que o setor turístico está buscando para reconquistar a confiança dos visitantes. O RIOgaleão participou ativamente do desenvolvimento dos 10 mandamentos que garantem aos estabelecimentos do Rio de Janeiro a obtenção do selo Turismo Consciente. A conquista das três chancelas que apresentam o RIOgaleão como um hub seguro e preparado para receber visitantes mostra o engajamento do aeroporto na promoção da retomada responsável das atividades turísticas do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário