sábado, 6 de fevereiro de 2021

Primeiro voo do F-15EX abre caminho para entregas à Força Aérea dos EUA


O novo jato de combate Boeing F-15EX completou seu primeiro voo nesta semana, abrindo caminho para a entrega antecipada dos dois primeiros jatos à Força Aérea dos Estados Unidos ainda neste trimestre. O jato decolou e pousou no Aeroporto Internacional St. Louis Lambert, completando um voo de teste de 90 minutos antes de retornar ao aeroporto.

O piloto de testes chefe do Boeing F-15 Matt Giese verificou os aviônicos, sistemas avançados e software do jato multifuncional. Uma equipe de teste monitorando os dados coletados durante o vôo em tempo real confirmou que o desempenho da aeronave foi planejado.

“O voo bem-sucedido de hoje prova a segurança do jato e a prontidão para se juntar à frota de caças de nosso país”, disse Prat Kumar, vice-presidente da Boeing e gerente do programa F-15. “Nossa força de trabalho está animada para construir um caça moderno para a Força Aérea dos Estados Unidos. Nosso cliente pode se sentir confiante em sua decisão de investir nesta plataforma que é capaz de incorporar os mais recentes sistemas avançados de gerenciamento de batalha, sensores e armas devido ao design de fuselagem digital do jato e arquitetura de sistemas de missão aberta.”

O backbone digital do caça significa que ele pode servir como um teste para a inserção de tecnologia no futuro, uma capacidade chave para a Força Aérea. Variantes modernas do F-15 também incluem controles de voo fly-by-wire, uma cabine digital totalmente nova, um radar AESA moderno e o ADCP-II, o computador de missão mais rápido do mundo. O F-15EX, a versão mais avançada até o momento, apresenta o sistema de guerra eletrônico Eagle Passive / Active Warning and Survivability System para melhorar a eficácia da missão e a capacidade de sobrevivência dos operadores.

Em julho, a Força Aérea concedeu à Boeing um contrato para construir o primeiro lote de oito jatos. Os planos futuros prevêem até 144 aeronaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário