sexta-feira, 12 de março de 2021

Falcon 6X realiza seu primeiro voo


A Dassault Aviation anunciou que o Falcon 6X, a sua nova aeronave executiva de mais ampla cabine, completou com sucesso o primeiro voo em 10 de março, conforme planejado no primeiro trimestre de 2021, demonstrando a maturidade do programa e abrindo a campanha de teste para certificação.

"O voo de hoje é mais um marco na história da Dassault, deixando todos muito satisfeitos pelos incríveis esforços de toda a empresa e seus parceiros, no desafiador último ano", disse o Presidente/CEO da Dassault Aviation Eric Trappier. "Dedicamos a conquista de hoje a Olivier Dassault, que morreu de maneira trágica no domingo", continuou Trappier. "Olivier foi um piloto de Falcon que incorporou perfeitamente a paixão sem fronteiras de sua família pela aviação".

"O 6X é o exemplo mais atual da fusão do know-how militar com a experiência da aviação de negócios pela qual a Dassault Aviation é tão respeitada", acrescentou Trappier. "As novas capacidades em eficiência, desempenho e segurança que ele oferece estabelecerão uma nova referência no segmento a longo prazo. Este avião estabelecerá também um novo padrão em termos de conforto e espaço de cabine, como exigido pelos nossos clientes".

Com os pilotos de teste Bruno Ferry e Fabrice Valette no controle, a aeronave 6X s/n 01 levantou voo da fábrica da Dassault Aviation em Mérignac, próximo a Bordeaux, às 14h45. Este voo inicial, de aproximadamente duas horas e trinta minutos, foi executado conforme o planejado, com os pilotos testando as qualidades de manuseio da aeronave, resposta dos motores e comportamento dos principais sistemas da aeronave. O Falcon 6X subiu a uma altitude de 40.000 pés e alcançou a velocidade de Mach.80 antes de retornar a sua base.

"O 6X voou exatamente como nossos outros modelos. Da perspectiva de piloto, ele voa como um Falcon, o que significa precisão perfeita de manuseio em todas as fases do voo", disse Ferry. "Fabrice e eu estamos honrados de termos feito o mais recente voo inaugural em um outro fantástico Falcon".

O próximo voo do número de série 01 combinará atividade de testes com uma ida até Istres, próximo de Marseille, onde o campo de provas em voo da Dassault está localizado e a maior parte dos testes será realizada. O Falcon 6X s/n 02 e 03 estão agendados para ir ao ar nos próximos meses.

Sobre o Falcon 6X

O Falcon 6X estabelecerá um novo padrão de conforto das grandes cabines, com a maior e mais alta cabine na aviação executiva. Medindo seis pés e seis polegadas de altura (1,98m) e oito pés e seis polegadas de largura (2,62m), o 6X será o primeiro jato com cabine ultra grande voltado exclusivamente para a indústria de aviação executiva.

Com um alcance intercontinental de 5.500nm, a aeronave pode voar de São Paulo a Paris ou Nova York, Londres a Hong Kong ou Los Angeles a Moscou, sem escalas. E ele terá uma versão mais avançada do pioneiro sistema de controle de voo digital que foi introduzido pela primeira vez no Falcon 7X e refinado no Falcon 8X.

O revolucionário sistema de visão combinada FalconEye da Dassault será padrão no 6X, oferecendo melhor segurança e percepção situacional em aproximações no escuro e em condições climáticas ruins. O 6X será o primeiro Falcon equipado com o sistema de diagnóstico avançado FalconScan, que monitora e reporta 100.000 parâmetros de manutenção. E como em todos os Falcons, oferecerá flexibilidade de operação superior, graças ao seu desempenho inigualável em aproximações íngremes em pistas de pouso curtas.

A aeronave é equipada com a nova geração de motores Pratt & Whitney PW812D, que além de excelente em segurança de voo e desempenho, oferece melhoria de dois dígitos em eficiência de combustível e emissões de carbono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário