domingo, 11 de abril de 2021

MC-21-300 concluiu com sucesso o programa de teste de certificação sob condições naturais de gelo


A Irkut Corporation PJSC (parte da UAC - United Aircraft Corporation da Rostec State Corporation) concluiu com êxito os testes de certificação do avião comercial MC-21-300 sob condições naturais de gelo. A aeronave confirmou seu desempenho de projeto mesmo com uma camada de gelo de 8 cm. Isso atende totalmente aos padrões russos e europeus da aviação: de acordo com as regras de certificação, o desempenho do projeto deve ser mantido com uma camada de gelo de 7,6 cm.

Foram 14 voos de teste com duração de 3 a 5 horas sobre a costa do Mar Branco, a Baía de Pechora do Mar de Barents, ao sul de Novaya Zemlya, bem como na região dos Urais Subpolares. O avião voltou do aeroporto de Arkhangelsk para o campo de aviação Ramenskoye em Zhukovsky.

Na primavera, sob a influência dos mares Branco e de Barents, nuvens multicamadas, precipitações frequentes e partições frontais, criam-se nesta região condições para a ocorrência de congelamento de aeronaves. O principal perigo do gelo é a distorção da forma cuidadosamente calculada da asa e outras superfícies da aeronave, como resultado do que seu desempenho de vôo pode se deteriorar significativamente.

Os voos de testes da aeronave MC-21-300 do aeroporto de Arkhangelsk ocorreram em várias etapas. No primeiro, com base nos dados do serviço meteorológico, a tripulação buscou nuvens, cuja formação de gelo corresponde às condições de base de certificação da aeronave. Durante o voo nessas nuvens, a tripulação, por meio de instrumentos especiais, monitorou a formação de gelo nas superfícies da aeronave. Ao atingir a espessura de gelo exigida, o avião ocupou uma determinada altitude, na qual foi verificado o comportamento da máquina em condições naturais de gelo. A espessura da camada de gelo aumentou de vôo para vôo.

Além da estabilidade e controlabilidade da aeronave, a operação dos sistemas antigelo da aeronave MC-21-300 foi testada. De acordo com a regulamentação em vigor, com o objetivo de aumentar a segurança, os testes comprovam a capacidade da aeronave de continuar voando quando o sistema anti-gelo estiver inoperante. Além disso, em condições de gelo, foi testada a operação de uma série de sistemas de aeronaves, em particular, equipamentos de iluminação externa, equipamentos de comunicação de rádio e trem de pouso.

Os voos foram realizados pela tripulação da Irkut Corporation composta pelo piloto de testes Vasily Sevastyanov, o navegador de testes Sergei Kudryashov, os engenheiros de teste Nikolai Fonurin e Alexander Popov. A tripulação também incluiu Nikolai Grigoriev, piloto certificador do Instituto Estadual de Pesquisa de Aviação Civil.

O processamento dos materiais recebidos durante os voos contou com a presença de representantes de centros de certificação autorizados e do Registro de Aviação da Federação Russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário