sexta-feira, 16 de abril de 2021

Teste de fadiga confirma uma vida útil significativamente mais longa do L-39NG


Outra fase do teste de fadiga do novo avião a jato L-39NG do fabricante tcheco Aero Vodochody foi concluída com sucesso no Centro de Pesquisa Aeroespacial Tcheco em Praga (VZLÚ). O protótipo com número de série de fabricação 7003 completou o teste de solo do terceiro ciclo de vida, que confirmou que a vida útil da nova aeronave será significativamente maior do que a de seu antecessor L-39 Albatros. O novo L-39NG recebeu sua certificação de tipo internacional em setembro de 2020.

De acordo com as análises do projeto, a aeronave L-39NG deve ter uma vida útil três vezes maior do que o Albatross original. Dependendo da forma como a aeronave é usada, a vida útil do L-39NG é de até 15.000 horas de vôo. "O teste de fadiga do L-39NG completo terá um total de cinco ciclos de vida. Um ciclo de vida de fadiga no teste de solo corresponde a 5.000 horas de vôo. Concluímos agora com sucesso o terceiro ciclo de vida, o que confirma que alcançaremos nosso objetivo de estender significativamente a vida útil da nova geração da aeronave, e esta também é uma ótima notícia para os futuros usuários do L-39NG ", disse Vojtěch Labuda, gerente de projeto do L-39NG da Aero Vodochody.

"O projeto da fuselagem do L-39NG mostra excepcional resistência ao carregamento cíclico, apesar do espectro de fadiga relativamente difícil que estamos usando nesses testes. Uma inspeção detalhada confirmou apenas falhas menores e esperadas na estrutura da fuselagem, mesmo após o final de 15.000 voos simulados horas. Nenhuma suspeita de falha incipiente foi indicada em qualquer ponto da estrutura da fuselagem primária. O tanque de combustível da asa integral ainda está cheio de substituição de combustível e não houve vazamento do líquido da estrutura da asa durante o teste ", acrescenta David Novotný de VZLÚ.

Em 18 de setembro de 2020, a aeronave L-39NG recebeu um certificado de tipo que significa que é elegível para operar no espaço aéreo internacional e atende a todos os requisitos de segurança. O teste de fadiga no VZLÚ teve início em 25 de maio de 2020 e tem duração de dois anos. Para obter a certificação de tipo, a Aero se comprometeu a completar dois ciclos de vida no teste de fadiga do solo (ou seja, carregamento em comparação com 10.000 horas de voo), que foi cumprido no prazo e com a prova necessária dos parâmetros de teste e resultados em cooperação com a VZLÚ. O quarto ciclo de vida da fadiga do L-39NG está começando, e a conclusão completa do teste de fadiga está programada para o primeiro trimestre de 2022.

O projeto do teste de fadiga do L-39NG é financiado com o subsídio estatal da Agência de Tecnologia da República Tcheca dentro do Programa TREND.

Nenhum comentário:

Postar um comentário