terça-feira, 15 de junho de 2021

Players aeronáuticos franceses voarão com combustível 100% alternativo em aeronaves de corredor único no final de 2021

A Airbus, Safran, Dassault Aviation, ONERA e o Ministério dos Transportes estão lançando em conjunto um estudo em vôo, no final de 2021, para analisar a compatibilidade do combustível de aviação sustentável não misturado (SAF) com um único aeronaves de corredor e motores e sistemas de combustível de aeronaves comerciais, bem como motores de helicópteros. Este voo será realizado com o apoio do “Plan de relance aéronautique” (plano de recuperação da aviação do governo francês) gerido por Jean Baptiste Djebbari, Ministro dos Transportes da França.

Conhecido como VOLCAN (VOL avec Carburants Alternatifs Nouveaux), este projeto é a primeira vez que as emissões em vôo serão medidas usando 100% SAF em uma aeronave de corredor único.

A Airbus é responsável por caracterizar e analisar o impacto das emissões 100% SAF em solo e em voo usando uma aeronave de teste A320neo movida por um motor CFM LEAP-1A. A Safran se concentrará em estudos de compatibilidade relacionados ao sistema de combustível e adaptação de motor para aeronaves comerciais e de helicóptero e sua otimização para vários tipos de combustíveis 100% SAF. ONERA apoiará a Airbus e a Safran na análise da compatibilidade do combustível com os sistemas da aeronave e será responsável por preparar, analisar e interpretar os resultados dos testes para o impacto do SAF 100% nas emissões e formação de rastros. Além disso, a Dassault Aviation contribuirá com os estudos de compatibilidade de materiais e equipamentos e verificará 100% de suscetibilidade à biocontaminação SAF.

Os vários SAFs usados ​​para o projeto VOLCAN serão fornecidos pela TotalEnergies.

Além disso, este estudo apoiará os esforços atualmente em andamento na Airbus e na Safran para garantir que o setor de aviação esteja pronto para a implantação em larga escala e o uso de SAF como parte de uma iniciativa mais ampla para descarbonizar a indústria. Também contribuirá para o objetivo final de alcançar a certificação 100% SAF em aeronaves comerciais de corredor único e a nova geração de jatos executivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário