terça-feira, 20 de julho de 2021

AW101 da Leonardo para a Marinha polonesa voa pela primeira vez


A Leonardo anunciou que o primeiro AW101 (ZR285) da Marinha polonesa realizou seu primeiro voo ontem (19) nas instalações da empresa em Yeovil . O voo demonstrou verificações funcionais dos sistemas de fuselagem principal, bem como do sistema de controle, e verificações de manuseio do motor foram feitas para monitorar a faixa de velocidade da aeronave. O envelope de vôo será agora aberto com testes explorando o equipamento de missão personalizado instalado na aeronave.

Esta conquista é indicativa de uma equipe Leonardo integrada abrangendo o Reino Unido, Polônia e Itália. Ele destaca a força da colaboração entre Leonardo e a principal presença industrial da empresa na Polônia, PZL-Świdnik, que atua como o contratante principal, já que todas as equipes trabalham em conjunto nas três nações para garantir esta capacidade de ponta para o Ministério da Defesa Nacional polonês .

Em abril de 2019, a empresa anunciou que forneceria quatro AW101s e uma logística integrada abrangente e pacote de treinamento para o Ministério da Defesa Nacional polonês. A aeronave aumentará significativamente a capacidade do helicóptero da Marinha polonesa.

A PZL-Świdnik é responsável por toda a execução do contrato, e na Leonardo em Yeovil, a equipe monta a aeronave. O AW101 realizará uma série de missões para a Marinha polonesa, incluindo Guerra Anti-Submarino (ASW) e Busca e Resgate de Combate (CSAR).

O AW101 da Brigada de Aviação Naval da Polônia será equipado com os mais modernos sistemas de missão, incluindo piloto automático com modos SAR, sistema de transmissão de dados, sistema de navegação tática e sistemas de proteção e defesa (passivos e ativos). Além disso, o AW101 será equipado com um rádio tático, radar de reconhecimento, uma cabeça de observação (FLIR) e um transponder em modo S. Também será equipado com uma metralhadora de 12,7 mm.

Além disso, haverá um holofote e luzes dispostas, o que garantirá uma boa visibilidade em todas as condições meteorológicas. A aeronave será otimizada com equipamentos médicos e de resgate, incluindo dois guinchos e sistema de transporte de cargas na suspensão externa. Além disso, a frota AW101 será equipada com um sistema de flutuação de emergência, botes salva-vidas e um kit de sobrevivência em clima frio.

“Este foi o primeiro voo da nova aeronave AW101 ASW construída aqui em Yeovil para os militares poloneses. O voo representa não apenas o culminar dos processos de design e produção, mas também o início da fase de testes completos de desenvolvimento da aeronave. Espera-se que haverá um total de 700 horas de teste de voo nas quatro fuselagens, o que confirmará o funcionamento correto de cada aeronave, bem como desenvolverá e validará uma ampla gama de missões e mudanças específicas do cliente do AW101 padrão ”, comentou Miles Barnett, piloto de testes sênior da Leonardo Helicopters (Reino Unido).

Projetado com aviônicos sofisticados e sistemas de missão, juntamente com longo alcance e resistência, graças à sua capacidade de usar dois dos três motores para voos de cruzeiro, o helicóptero AW101 oferece persistência operacional para todas as missões. Essa flexibilidade de missão torna o AW101 o helicóptero multifuncional mais avançado, versátil e capaz disponível atualmente. O helicóptero já está em serviço em algumas das nações mais importantes da OTAN, como Itália, Reino Unido, Canadá, Dinamarca, Noruega e Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário