terça-feira, 7 de setembro de 2021

Beechcraft Denali se aproxima do primeiro voo com corridas terrestres de motor bem sucedidas


A Textron Aviation concluiu com sucesso as rodadas iniciais do motor terrestre no protótipo Beechcraft Denali, turboélice monomotor movido pelo novo motor Catalyst avançado da GE Aviation . O funcionamento do motor terrestre, realizado no campus oeste da Textron Aviation em Wichita, Kansas, verificou a funcionalidade do sistema de combustível e do motor, bem como a interface com os sistemas aviônicos e elétricos. Os testes aproximam a aeronave de projeto em folha limpa de seu primeiro voo, que está previsto para o final do ano.

“Essas corridas de motor bem-sucedidas são um passo significativo em direção ao vôo inaugural do Beechcraft Denali e são uma prova da determinação e colaboração das equipes da Textron Aviation e da GE Aviation”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia. “O Denali possui um motor tecnologicamente avançado que queima menos combustível. Possui um conjunto de aviônicos intuitivo que facilita a carga de trabalho do piloto e possui a cabine mais espaçosa do segmento. Estamos entusiasmados em colocar esta aeronave nas mãos de nossos clientes ansiosos. ”

O motor Catalyst da GE Aviation completou mais de 2.450 horas de testes e está se preparando para um primeiro voo em seu berço de teste de voo Beechcraft King Air. O motor Catalyst é um motor mais ecológico que queima menos combustível do que as tecnologias turboélice mais antigas. O motor também pode usar combustível de aviação sustentável, o que resulta em emissões mais baixas. O motor turboélice classificado com 1.300 cavalos de potência (SHP) facilita a carga de trabalho do piloto com sua potência de alavanca única e controle da hélice. O motor FADEC (Full Authority Digital Engine Controlled) fornece monitoramento de tendências, o que permite a manutenção em condições sem a necessidade de inspeção de seção quente de meia-vida.

O programa de desenvolvimento Beechcraft Denali alcançou vários marcos importantes nos últimos meses. No início deste verão, o motor GE Aviation Catalyst foi instalado na fuselagem do protótipo Beechcraft Denali e a aeronave foi ligada pela primeira vez. Dois outros artigos de teste de voo do Denali também estão em desenvolvimento. Três artigos adicionais de teste de solo serão usados ​​para os testes de fadiga e estática da fuselagem, e para o desenvolvimento e teste do interior da cabine. A empresa antecipa a certificação do Denali em 2023.

Avanços tecnológicos

O cockpit do Denali apresenta o conjunto de aviônicos intuitivos Garmin G3000 com telas de alta resolução e controladores touchscreen. Um autothrottle Garmin integrado agora é um recurso padrão, que faz interface com o Sistema de Controle de Voo Automático (AFCS) e Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) para fornecer controle de velocidade fácil em todos os regimes de voo, da decolagem ao toque.

Outros recursos padrão do G3000 incluem um radar meteorológico de 10 polegadas, Sistema de Alerta de Conscientização de Terreno (TAWS-B) e transponders duplos com capacidades de transmissão de vigilância dependente automática (ADS-B), que estão em conformidade com os mais recentes requisitos de controle de tráfego aéreo.

A aeronave está equipada com o novo compósito de 105 polegadas de diâmetro, 5 pás e hélice de velocidade constante da McCauley, que é totalmente embandeirado com inclinação reversível e proteção contra gelo. A hélice passará por uma série de testes de certificação, e vários já estão em andamento.

Experiência de passageiro líder na classe

A cabine de piso plano do Beechcraft Denali foi projetada para ser a maior em seu segmento e oferece versatilidade para converter facilmente entre as configurações de passageiro e carga. A cabine Denali apresenta uma configuração padrão de assentos de seis assentos reclináveis ​​individuais e oferece uma opção de assento de alta densidade com nove lugares.

A aeronave possui um sistema de pressurização digital que mantém uma altitude de cabine de 6.000 pés a um teto de serviço de 30.000 pés. O Denali também oferece aos passageiros a conveniência de ajustar a temperatura da cabine e o fluxo de ar a partir de um painel de controle de clima localizado na parede lateral da cabine.

Os clientes do Denali também irão desfrutar de grandes janelas na cabine, iluminação interna de LED, um armário de refrescos dianteiro e um compartimento de bagagem acessível durante o vôo. Também está disponível um lavatório com cinto opcional que pode ser reparado externamente e com porta de bolso localizado na parte traseira da cabine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário