sábado, 29 de janeiro de 2022

Os icônicos supertransportadores Beluga da Airbus estão prontos para atender à demanda global de cargas de grande porte


A Airbus lançou um novo serviço de carga aérea usando sua frota exclusiva BelugaST para oferecer às empresas de frete e outros clientes em potencial uma solução para suas necessidades de transporte de carga desproporcionais.

O novo serviço - Airbus Beluga Transport - fornecerá aos clientes contratados comercialmente em diversos setores, incluindo os setores espacial, energético, militar, aeronáutico, marítimo e humanitário, uma solução para suas grandes necessidades de transporte de cargas.

A primeira missão ocorreu no final de 2021 com uma entrega da fábrica da Airbus Helicopters em Marignane, na França, para Kobe no Japão para um cliente não revelado. O Beluga #3 parou para reabastecer em Varsóvia (Polônia), Novosibirsk (Rússia) e Seul (Coreia).

Phillippe Sabo, chefe da ATI e Air Oversize Transport da Airbus, disse: “A seção transversal mais ampla do Beluga abrirá novos mercados e novas possibilidades logísticas para os clientes. No caso de carregamento de helicópteros - não ter que desmontá-los primeiro - realmente é uma vantagem. Da mesma forma, os maiores motores de aeronaves comerciais podem ser acomodados em uma configuração totalmente equipada”.

Com base no projeto do A300-600, a frota BelugaST de cinco fortes, que até agora tem sido a espinha dorsal do transporte entre locais da Airbus de grandes seções de aeronaves, está sendo substituída por seis BelugaXLs de nova geração para apoiar o ramp-up da Airbus de sua produção de aviões.

O novo serviço Airbus Beluga Transport pode atender a uma infinidade de aplicações de mercado possíveis, uma vez que os aviões possuem a maior seção transversal interna do mundo de qualquer aeronave de transporte, acomodando cargas de até 7,1 m de largura e 6,7 m de altura.

Em um futuro próximo, uma vez que a Airbus tenha comissionado todos os seis novos BelugaXLs, a frota BelugaST totalmente lançada será entregue a uma companhia aérea subsidiária recém-criada com seu próprio Certificado de Operador Aéreo (AOC) e equipe. Philippe Sabo acrescentou: “A nova companhia aérea será flexível e ágil para atender às necessidades dos mercados externos mundiais”.

Para maximizar a capacidade de retorno do BelugaST para sua base de clientes internacionais, novas técnicas e equipamentos de carregamento estão sendo desenvolvidos para a operação. Essas soluções incluem um On-Board Cargo Loader (OBCL) automatizado para missões onde uma plataforma de carga/descarga não está disponível no aeroporto de origem ou destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário