domingo, 15 de maio de 2022

Leonardo comemora os primeiros dez anos do AW169 nos céus com ele redefinindo mercado intermediário leve com melhor desempenho, recursos avançados e tecnologia mais recente


Há uma década, o primeiro protótipo do helicóptero bimotor leve intermediário AW169 subiu aos céus para o primeira vez no site da empresa em Cascina Costa di Samarate (Varese, Itália) pilotado por Giuseppe Lo Coco e Giuseppe Afruni com os Engenheiros de Teste de Voo Massimo Longo e Stefano Rognoni a bordo. O dia 10 de maio de 2012 marcou o início de uma nova era para a Companhia. A aeronave possibilitou a expansão do moderno produto da empresa entrando em um novo segmento de mercado. O AW169 foi o primeiro produto totalmente novo no segmento leve-intermediário em quase 30 anos e atendeu aos mais recentes e rigorosos padrões operacionais e de segurança. Com o
adição de mais três protótipos, o AW169 obteve a certificação EASA em julho de 2015.

Projetado com o princípio da máxima versatilidade, o tipo permaneceu fiel a esse valor na década seguinte. A plataforma entrou no mercado oferecendo recursos e desempenho excepcionais e conquistando muitos usuários para uma ampla gama de aplicações civis, parapúblicas e de defesa, apresentando altos níveis de customização e alavancando potencial de crescimento significativo.

O membro mais recente, menor e mais leve da Família AW de helicópteros de última geração, o AW169 oferece vantagens aos usuários existentes e/ou novos do AW139 e/ou do AW189 operando frotas mistas em termos de eficácia e eficiência, e fornece todos os novos recursos para operadores que procuram uma combinação ideal de custo de helicóptero leve com desempenho de categoria mais alto, carga útil e espaço de cabine.

Desde o início, o AW169 também apresentou várias novas tecnologias, incluindo, entre outras, mas não se limitando a, um tela sensível ao toque no cockpit, modo APU (Auxiliary Power Unit) fornecendo energia elétrica e potência hidráulica com rotores parados sem usar as baterias e um trem de pouso retrátil totalmente elétrico. Também o plataforma foi desenvolvida com uma forte mentalidade orientada para o cliente, incluindo uma variedade de suporte e treinamento soluções desde o início, desde simulação de manutenção virtual até em escala real, e uma variedade de dispositivos de simulação até Nível D FFS – Full Flight Simulator e tecnologia HUMS avançada (Health Usage Monitoring System).

A introdução do AW169 fortaleceu a competitividade e a posição de mercado da Leonardo no mercado mercado mundial de helicópteros. Ampliou a presença da Leonardo no mercado de atendimento médico emergencial e acrescentou mais operadores para a aplicação da lei, socorro em desastres e tarefas de combate a incêndios. Reforçou ainda mais a liderança da empresa no mercado VIP multimotor, proporcionando às operadoras mais uma opção que se encaixa entre o popular série AW109 e os modelos AW139 mais vendidos. Adicionou mais uma solução para operações de menor alcance e apoio ao setor de energia e permitiu que Leonardo desempenhasse um papel crescente no campo de apoio a novos parques eólicos.

Além disso, seu design de uso duplo respondeu a uma série de ações governamentais, de segurança interna e requisitos de defesa na Itália e no exterior para missões como vigilância, transporte de tropas, operações de combate, socorro em desastres e resposta a emergências, combate a incêndios, treinamento, resgate em montanha e evacuação médica.

O crescimento contínuo das capacidades, incluindo um aumento máximo de decolagem de até 4,8 toneladas e três opções de material rodante - trem de pouso retrátil/fixo/skid - e graças à verdadeira arquitetura aberta do AW169, mais recentemente levou à introdução de maior desempenho e equipamentos/kits para todas as funções, além do desenvolvimento de aeronaves altamente customizadas (como o AW169 LUH do Exército Italiano). Certificado em dezembro de 2021, a nova versão do software de aviônica principal da Fase 7 e os pacotes de aumento de desempenho oferecem maior desempenho em todas as condições para todas as aplicações, tornando o AW169 o modelo de helicóptero com melhor relação peso-potência em sua classe.

Quase 300 AW169s estão encomendados hoje, com mais de 140 unidades entregues da linha de montagem final Vergiate (Itália) para operadoras em 25 países. A frota global registrou mais de 110.000 horas de voo em todos os tipos de operações e ambientes/condições meteorológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário