domingo, 19 de junho de 2022

“Do Ouragan ao Rafale: 70 anos de excelência industrial e operacional”

Para comemorar 70 anos desde a entrada em serviço do MD 450 Ouragan, a primeira aeronave a jato produzida em massa e projetada na França, a Força Aérea e Espacial Francesa (AAE) e a Dassault Aviation apresentar um exemplar desta aeronave ao lado de um Rafale de dois lugares nos Jardins Norte do Hôtel national des Invalides, de 20 de junho a 18 de setembro, para uma exposição intitulada “Do Ouragan ao Rafale, 70 anos de excelência industrial e operacional ”.

O vintage MD 450 Ouragan no. 297 emprestado pela AAE à Associação Espaces Aéro Lyon Corbas (EALC), e o protótipo Rafale B01 pertencente à Direção Geral de Armamentos (DGA) francesa e alojado no Aerocampus Aquitaine, serão exibidos de forma marcante com iluminação noturna especial e explicações painéis relatando a história das duas aeronaves.

Esta exposição de duas aeronaves emblemáticas, organizada conjuntamente pela AAE e pela Dassault Aviation, destacará a excelência da indústria aeronáutica francesa e promoverá o patrimônio e as operações da Força Aérea e Espacial Francesa.

A exposição é apresentada num local histórico com forte ligação às forças armadas, o Hôtel national des Invalides, panteão de conquistas militares, e será inaugurada no dia 8 de julho na presença do General Stéphane Mille, Chefe do Ar e Espaço Force Staff, e Sr. Éric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation.

Agenda:

• 7-9 de junho: instalação do MD 450 Ouragan no. 297;

• 13 a 17 de junho: instalação do Rafale B01;

• 8 de julho: abertura da exposição;

• 17-18 Set.: Jornadas Europeias do Património.

O MD 450 Ouragan, o primeiro caça a jato produzido em massa e projetado na França, entrou em serviço na Força Aérea em novembro de 1952. Foi também o primeiro equipamento militar aeronáutico francês a ser exportado após a Segunda Guerra Mundial.

70 anos depois, o Rafale é a mais recente encarnação dessa excelência tecnológica de caça a jato francês, que começou com o Ouragan e continuou com as famílias Mystère, Mirage e Jaguar, usadas por mais de trinta forças aéreas em todo o mundo. O caça Rafale omnirole realiza missões para o AAE em todos os teatros de operações e também desfruta de considerável sucesso nas exportações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário