terça-feira, 19 de julho de 2022

Airbus A330 MRTT torna-se o primeiro petroleiro do mundo certificado para operações automáticas de reabastecimento ar-ar

O Airbus A330 MRTT tornou-se o primeiro navio-tanque do mundo a ser certificado para operações de reabastecimento automático ar-ar (A3R) à luz do dia após uma campanha bem-sucedida em colaboração com a Força Aérea da República de Cingapura (RSAF) .

Certificada pelo Instituto Nacional Espanhol de Tecnologia Aeroespacial (INTA), esta capacidade faz parte do novo SMART MRTT desenvolvido pela Airbus. O sistema A3R não requer equipamento adicional na aeronave receptora e destina-se a reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo (ARO), melhorar a segurança e otimizar a taxa de transferência de reabastecimento ar-ar (AAR) em condições operacionais para permitir a superioridade aérea.

“A certificação da capacidade do A3R é resultado de uma jornada de sucesso iniciada em 2018 com o primeiro contato automatizado do mundo com um sistema de lança em uma operação conjunta com a Royal Australian Air Force (RAAF). Desde então, alcançamos mais “primeiros mundiais” aeronáuticos graças ao apoio de nossos clientes, especialmente com a participação chave de nosso parceiro RSAF, um cliente lançador e o primeiro operador a se beneficiar dessa capacidade revolucionária. O A330 MRTT continua aumentando sua vantagem tecnológica com capacidades superiores de reabastecimento aéreo”, disse Jean-Brice Dumont, chefe de sistemas aéreos militares da Airbus Defence and Space.

Através da colaboração entre a Airbus e a RSAF para o desenvolvimento do SMART MRTT, um RSAF A330 MRTT participou do desenvolvimento, campanha de testes de voo e certificação do A3R. Além disso, foram desenvolvidos recursos de manutenção aprimorados, permitindo uma resolução mais rápida de tarefas no solo, ao mesmo tempo em que fornecem os meios para maximizar o uso eficiente de peças sobressalentes.

O caminho para a evolução do A330 MRTT não para por aqui. A Airbus, por meio de sua subsidiária Airbus UpNext, lançou o Auto'Mate, um demonstrador que desenvolverá, adaptará, amadurecerá, integrará e avaliará tecnologias que permitem operações de Reabastecimento Ar-Ar de Ativos Autônomos (A4R) e Voo de Formação Autônoma (AF2). O Auto'Mate se concentrará em automatizar as tarefas da aeronave receptora, o que requer um conjunto de novas tecnologias que são os pilares do demonstrador UpNext Auto'Mate.

Esses tijolos tecnológicos serão testados em voo durante 2023 com uma demonstração final de ponta a ponta em meados de 2024, usando em ambos os casos um A310 como banco de testes de reabastecimento de tanques e drones alvo DT-25 como aeronave receptora. O conjunto de tecnologias desenvolvidas no demonstrador Airbus Auto'Mate permitirá um avanço disruptivo no nível de autonomia das atuais operações de Reabastecimento Ar-Ar (AAR), para reduzir a fadiga da tripulação e custos de treinamento, melhorar a segurança e eficiência, e Operações de reabastecimento ar-ar não tripulados (incluindo operações AAR não tripulados para não tripulados), uma capacidade altamente exigida para cenários de defesa futuros. Auto´Mate é o primeiro demonstrador UpNext a ser lançado, desenvolvido e concluído em Espanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário