sábado, 2 de julho de 2022

PZL-Świdnik conquista contrato para o fornecimento de 32 helicópteros multifunção AW149 para as Forças Armadas da Polônia


A PZL-Świdnik, empresa polonesa que pertence à Leonardo, recebeu um contrato do Ministério da Defesa da Polônia no valor bruto de 8,25 bilhões de Zlotys poloneses (aproximadamente 1,76 bilhão de euros) para o fornecimento de 32 helicópteros multifunção AW149. O contrato foi anunciado hoje durante uma cerimônia oficial realizada hoje nas instalações da PZL-Świdnik, na presença de representantes do governo polonês.

Além disso, o contrato inclui pacotes de logística, treinamento e simuladores. O pacote logístico inclui um estoque de peças de reposição e consumíveis, além de equipamentos para auxiliar na movimentação em terra dos helicópteros. O pacote de treinamento e simulador inclui instrução abrangente para pilotos e pessoal técnico e a entrega de um conjunto de simuladores avançados e outras ferramentas de treinamento. Os novos helicópteros realizarão missões que incluem transporte de tropas e apoio aéreo. O equipamento dos helicópteros permitirá também a sua utilização na evacuação de vítimas, busca e salvamento em operações de combate e transporte de mercadorias e mantimentos. A configuração dos helicópteros atende plenamente aos requisitos das Forças Armadas da Polônia e incluirá, entre outros, sistemas de observação, armas pequenas, foguetes e mísseis guiados/não guiados e sistemas de autodefesa. O armamento, dependendo da variante e configuração do helicóptero, pode ser instalado na cabine ou nos pontos rígidos externos do helicóptero. As entregas dos helicópteros serão feitas no período entre 2023 e 2029.

Atuando como fornecedor principal, a PZL-Świdnik hospedará uma linha de produção local para esses novos helicópteros. A Leonardo, portanto, realizará mais investimentos em suas instalações polonesas, além dos, aproximadamente, 1bi de euros já investidos desde 2010, que fortaleceram significativamente a competitividade e as capacidades industriais da PZL-Świdnik. Esse investimento será uma importante contribuição para a indústria aeroespacial e de defesa da Polônia e permitirá a produção doméstica, o estabelecimento de uma base logística e suporte técnico completo para os AW149 comprados pelo Ministério da Defesa polonês, alinhados com o compromisso de Leonardo e da PZL-Świdnik de fornecer benefícios industriais à Polônia.

O AW149, já em serviço com operadores internacionais e sendo utilizado para uma variedade de aplicações sob avaliação em muitos países, é ideal para modernizar frotas de helicópteros de defesa e substituir uma variedade de modelos antigos na categoria de peso médio. O AW149 é um helicóptero militar multifunção de última geração projetado desde o início para atender às necessidades mais exigentes das forças armadas. A plataforma pode ser reconfigurada para executar uma ampla variedade de tarefas exigentes e operar nas condições mais difíceis. As tecnologias avançadas de equipamentos, armas e sistemas do AW149, combinadas com sua agilidade, alcance, resistência e margens de alta potência, atingem os mais altos níveis de segurança e capacidade de sobrevivência, fornecendo aos usuários de defesa alta disponibilidade operacional, eficácia da missão e eficiência de custos da frota.

Alessandro Profumo, CEO da Leonardo, disse: “O contrato assinado hoje é uma continuação do nosso compromisso com a Polônia em relação ao desenvolvimento das fábricas locais de helicópteros e da cadeia de suprimentos em benefício da indústria polonesa. Ao reforçar a nossa posição no mercado estratégico do país, como fornecedor de tecnologia de defesa moderna, temos orgulho de contribuir para o aumento constante da segurança da Polônia e para o reforço das capacidades industriais que são fundamentais para a resiliência e soberania do país.”

Gian Piero Cutillo, Diretor Administrativo da Leonardo Helicópteros, disse: “O helicóptero AW149 de última geração representa para as forças armadas modernas um salto quântico na missão multifunção e na capacidade de crescimento, gerenciamento eficiente de frota e de resposta a emergências. A localização de capacidades industriais e logísticas, para a fabricação desses novos helicópteros, foi pensada para atender às necessidades da Polônia, além de alavancar as capacidades únicas estabelecidas há muito tempo pela PZL-Świdnik e destacar suas habilidades profissionais. Esses fatores, combinados com as excelentes capacidades operacionais do AW149, proporcionarão vantagens incomparáveis ao país.”

Jacek Libucha, Presidente da PZL-Świdnik disse: “Com recursos completos em design, desenvolvimento, personalização e manutenção de helicópteros, a PZL-Świdnik confirma sua liderança e a continuação de sua herança de 70 anos através do estabelecimento de marcos importantes para nossa indústria de aviação. Conheço bem os helicópteros da PZL-Świdnik e suas grandes capacidades como ex-oficial militar com experiência no país e no exterior. Estando hoje no lado industrial desta experiência, servindo a presente e futura geração de soldados como fabricante, tenho um sentimento ainda maior de cumprimento dos meus deveres. Estou convencido de que o AW149 atenderá muito bem às necessidades das Forças Armadas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário