segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Etapa final para dar vida ao primeiro L-39NG de produção. O casamento de sua asa e fuselagem ocorreu na linha de montagem


No dia 30 de novembro de 2022 a fuselagem e a asa do primeiro L-39NG de produção se casaram com sucesso. A conexão é um passo importante para o voo inaugural do primeiro L-39NG de produção, previsto para o final deste ano.

" A conexão da fuselagem à asa é um evento significativo na aviação, pois a conclusão desta etapa leva a produção à montagem final e depois ao teste de voo. Isso significa que poderemos voar o primeiro L-39NG de produção antes do final de 2022. Sou muito grato aos nossos funcionários por seus tremendos esforços e aos nossos clientes por sua confiança ”, disse Viktor Sotona, presidente e CEO da Aero Vodochody.

A fuselagem do L-39NG é montada separadamente da asa. As duas partes são conectadas e a aeronave pode processar o teste de voo. A correta interligação de todos os sistemas é uma das tarefas mais importantes no ciclo de produção. A aeronave carrega muitas instalações, incluindo tubos, hastes e um total de 8.500 metros de cabos do sistema elétrico, fornecendo todas as funções dos sistemas da aeronave, como hidráulico, elétrico, direção, combustível, ar, oxigênio pitot-estático, ar condicionado e outros, incluindo controle do trem de pouso e mecanização da asa. É durante o chamado contato que os sistemas da fuselagem e da asa se interligam. A máquina não apenas assume a forma de um avião, mas também está pronta para decolar.

O design da asa e da fuselagem do L-39NG são o resultado dos últimos desenvolvimentos do maior fabricante de aeronaves da República Tcheca. Para manter as melhores características de voo possíveis e economizar peso, os bordos de ataque das asas, ailerons, duto de entrada de ar do motor, tampas dorsais, portas do trem de pouso do nariz e muitas outras partes da aeronave são feitos de materiais compósitos leves. As asas integram tanques que, juntamente com os tanques da fuselagem, podem conter mais de 1.400 litros de combustível. " Projetamos a asa para o L-39NG de acordo com altos requisitos de segurança. Por exemplo, os bordos de ataque das asas são certificados para suportar um impacto de pássaro até uma velocidade de 650 km/h sem danos, o que garante proteção suficiente de a estrutura e os sistemas da asa e, portanto, a segurança da tripulação da aeronave”, menciona Jaromír Lang, designer-chefe do L-39NG da Aero Vodochody.

Mais de 400 instrumentos diferentes estão instalados nas aeronaves, que individualmente ou em conjunto com a aeronave passaram por fases de desenvolvimento e homologação para uso no tráfego aéreo, ou certificação. Cada um desses instrumentos instalados no avião possui seu próprio certificado certificando que foi fabricado de acordo com a documentação aprovada e passou nas verificações apropriadas. A aeronave possui um diário de bordo próprio, que contém todos os certificados dos instrumentos instalados a bordo. Cada avião tem esses documentos armazenados em sua própria "bolsa de voo". Se um instrumento for substituído, o certificado correspondente na mala de voo também será alterado. Quando o avião é vendido ao cliente, o seu diário de bordo, incluindo o saco de voo, é entregue juntamente com o avião e outra documentação.

A capacidade de produção do L-39NG está aumentando gradualmente. " No próximo ano, a Aero deverá produzir 10 aeronaves e, com o tempo, esse número poderá aumentar para 24 aeronaves por ano. A Aero já tem pedidos para 34 aeronaves L-39NG e a produção será totalmente utilizada até 2025 ", acrescenta Filip Kulštrunk, Vice-presidente de vendas e marketing da Aero Vodochody. O último cliente até agora é a empresa estatal tcheca LOM Praha, que operará pelo menos quatro aeronaves no Centro de Treinamento de Voo em Pardubice.

A aeronave é sucessora direta do L-39C, que treinou milhares de pilotos profissionais. Este jato pode cumprir o papel de uma aeronave de ataque leve e uma aeronave única e abrangente para o treinamento completo de pilotos das forças aéreas modernas. O L-39NG usa tecnologias de produção contemporâneas e equipamentos modernos. A aviônica da aeronave está pronta para treinar futuros pilotos de aeronaves de quarta e quinta geração. A aeronave também inclui uma ampla gama de tecnologias de simulação, incluindo a futura integração em um centro de simulação tática altamente avançado para aumentar a eficácia do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário