quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Gulfstream faz o primeiro voo com combustível de aviação 100% sustentável do setor


A Gulfstream Aerospace Corp. anunciou em meados de dezembro que é a primeira fabricante de equipamento original (OEM) da indústria de jatos executivos a voar com combustível de aviação 100% sustentável (SAF). O voo ocorreu em um Gulfstream G650 da sede mundial da Gulfstream em Savannah e foi realizado em parceria com o fornecedor de motores Rolls-Royce no motor G650 BR725.

“Na Gulfstream, levar nosso setor mais perto da descarbonização é uma prioridade de longa data, e testar, avaliar e promover novos desenvolvimentos no SAF nos leva a mais um passo rumo a esse objetivo”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Somos gratos por nossa parceria com a Rolls-Royce para poder demonstrar mais um marco nesses esforços.”

A estratégia de sustentabilidade da Gulfstream engloba três pilares — energia e emissões; operações; e cultura e aprendizagem — e apóia as metas da indústria estabelecidas pela National Business Aviation Association, a General Aviation Manufacturers Association e o International Business Aviation Council. As metas são uma melhoria de 2% na eficiência de combustível ao ano de 2010 a 2020; crescimento neutro em carbono a partir de 2020; e emissões líquidas zero de dióxido de carbono até 2050.

“A Gulfstream há muito prioriza produtos e práticas sustentáveis ​​por meio de inovações em aerodinâmica, tecnologias de aeronaves, engenharia, fabricação e infraestrutura, bem como em operações de instalações e nossos investimentos em pesquisa e desenvolvimento SAF”, disse Burns.

O SAF usado no teste consiste em dois componentes: HEFA (Ésteres Hidroprocessados ​​e Ácidos Graxos), produzido a partir de resíduos de gordura e óleos vegetais pela World Energy, especialista em combustível de baixo carbono em Paramount, Califórnia, e SAK (Querosene Aromático Sintetizado) fabricado de açúcares à base de plantas pela Virent Inc., com sede em Wisconsin.

Este combustível em desenvolvimento e totalmente sustentável elimina a necessidade de adição de outros componentes à base de petróleo e permite um SAF 100% drop-in que pode ser usado em motores a jato e infraestrutura existentes sem nenhuma modificação. Este combustível sustentável tem o potencial de reduzir as emissões líquidas do ciclo de vida de CO2 em quase 80% em comparação com o combustível de aviação convencional, com possibilidade de reduções adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário