terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

O último L-159 voou da Aero para o Iraque


Uma aeronave L-159 deixou a Aero para o Iraque depois de passar por uma revisão sob o contrato de suporte pós-venda L-159 iraquiano. A aeronave se junta a outros 11 L-159 que voaram da Aero para o Iraque entre 2015 e 2018.

A aeronave de transferência, número da fuselagem IQAF-5901, foi produzida como um dos últimos L-159 em 2003. Quatro anos depois, passou por uma conversão para o projeto L-159T1 de dois lugares. Em 2015, tornou-se um dos quatro L-159 lançados diretamente da frota em serviço da Força Aérea Tcheca, a fim de fortalecer rapidamente a Força Aérea Iraquiana (IQAF). Foi utilizado para treinar pilotos iraquianos no território da República Tcheca após a manutenção realizada no Aero e entregue à IQAF em 2015. Nessa função, seu recurso intermediário de reparo foi esgotado, seguido de uma revisão realizada no Aero em um mercado de reposição contrato de suporte para a frota iraquiana L-159.

As aeronaves fabricadas ou consertadas na Aero Vodochody são entregues aos clientes em contêineres, a bordo de aeronaves de transporte ou transportadas até seus destinos, como no caso do Iraque. A última aeronave L-159 para o Iraque voou na rota do Aeroporto de Vodochody, Plovdiv na Bulgária e Malatya na Turquia, de onde a aeronave de escolta também retornou à República Tcheca. O L-159 então seguiu para uma base iraquiana, onde foi entregue ao 115º Esquadrão em Balad.

Voar um avião militar da República Tcheca para o Iraque não é uma tarefa simples, com missões de revisão seguidas de voos suplementares para verificar o funcionamento impecável dos sistemas de bordo, especialmente o sistema de combustível, e preparativos bastante extensos. Entre elas estão a obtenção de permissões diplomáticas para o sobrevoo de aeronaves militares dos países por onde passa a rota - Eslováquia, Hungria, Sérvia, Bulgária e Turquia -, seguro da aeronave e da tripulação, contratação de aeronave de escolta e designação de mecânicos para operar o L-159 durante escalas. Peças sobressalentes necessárias, equipamentos de solo e ferramentas também são fornecidas e transportadas a bordo da aeronave de escolta. O sobrevoo para o Iraque também é complicado pelo fechamento parcial do espaço aéreo na fronteira turco-iraquiana e as operações de combate em território iraquiano também podem restringir o sobrevoo.

O L-159 é um avião de combate leve subsônico. A aeronave L-159 tem mais de 20 anos de serviço bem-sucedido na Força Aérea Tcheca. Além disso, a Força Aérea do Iraque também possui aeronaves leves de combate Czech Aero em sua frota. Eles também foram usados ​​para fins de treinamento pela Draken Europe, onde desempenham o papel de agressores no treinamento de pilotos do Eurofighter Typhoon da RAF e aeronaves de caça F-35 de última geração. Os pontos fortes da aeronave incluem seus baixos custos operacionais e sua capacidade de realizar tarefas de combate e treinamento com facilidade de manutenção. Isso torna o L-159 uma excelente plataforma para treinamento avançado e de pilotos de combate para aeronaves de combate de quarta e quinta geração emergentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário