segunda-feira, 6 de março de 2023

Bell 505 torna-se o primeiro helicóptero monomotor do mundo a voar usando 100% de combustível de aviação sustentável


A Bell Textron Inc. anunciou que o Bell 505 completou seu primeiro voo com 100% combustível sustentável (SAF), sendo o primeiro helicóptero monomotor e realizar este voo. A Bell colaborou com a Safran Helicopter Engines, Neste, GKN Aerospace e Virent Inc. para tornar este voo Bell 505 possível.

“Este voo é uma conquista monumental para a sustentabilidade e descarbonização na indústria de helicópteros”, disse Michael Thacker, vice-presidente executivo de negócios comerciais da Bell. “Apresentar as capacidades de voo de uma aeronave monomotor com 100% SAF sinaliza o compromisso da Bell com o uso de combustível alternativo e se baseia em suas práticas de sustentabilidade em suas operações de voo.”

Valentin Safir, vice-presidente executivo de Programas da Safran Helicopter Engines, disse: “O SAF é um dos principais pilares de nossa estratégia para descarbonizar a indústria de helicópteros. Nossos motores são certificados para operar com até 50% SAF e nosso objetivo é certificar nos próximos anos o uso de 100% SAF, o que pode potencialmente resultar em reduções de emissões de carbono no ciclo de vida em até 80%.”

Para realizar este voo, a Bell colaborou com a Safran Helicopter Engines, fabricante do motor Arrius 2R no Bell 505; GKN Aerospace, o fornecedor de componentes do sistema de combustível; Neste, o fornecedor SAF; e Virent, Inc., uma subsidiária da Marathon Petroleum Corp. que fabrica combustíveis e produtos químicos renováveis. A Safran Helicopter Engines e a GKN Aerospace realizaram testes completos nos componentes do motor e do sistema de combustível.

Neste e Virent colaboraram para misturar, testar e entregar o SAF para este projeto como um combustível 100% drop-in. SAF, feito de óleo de cozinha usado ou outras matérias-primas de base biológica, normalmente deve ser misturado com produtos petrolíferos porque não inclui um componente chamado “aromáticos”, que é necessário para atender às especificações atuais de combustível de aviação. A Virent fabrica um componente aromático feito de açúcares vegetais renováveis, que foi adicionado ao SAF puro da Neste, eliminando a necessidade de misturar SAF com combustível de petróleo. O SAF fornecido para este voo de teste por Neste e Virent é, portanto, um substituto “100% drop-in” para combustível de aviação à base de petróleo, não exigindo modificações no motor.

A própria frota de treinamento e aeronaves de demonstração da Bell atualmente usam o SAF em suas operações. A equipe continua a orientar as conversas com os clientes sobre sua implementação e monitora os testes SAF em um Bell 505 dedicado com Safran Helicopter Engines. Este voo apoia a meta Achieve 2025 Sustainable Footprint da Textron para redução de 20% nas emissões de gases de efeito estufa em toda a empresa, entre outras iniciativas de sustentabilidade.

O Bell 505 é uma aeronave de cinco lugares projetada para segurança e eficiência, usando a tecnologia mais avançada até o momento. A plataforma usa um conjunto de aviônicos Garmin G1000H NXi totalmente integrado e o motor Safran Arrius 2R com um FADEC de canal duplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário