Trinta anos após o primeiro voo e vinte anos após a primeira entrega à 4ª Ala da Força Aérea Italiana, a primeira na Itália a operar a aeronave, o Eurofighter Typhoon serve agora como a espinha dorsal da defesa aérea do país.
O Typhoon , gerido pelo Consórcio Eurofighter GmbH, é o maior projecto de cooperação industrial da Europa no sector da Defesa. As quatro nações parceiras e cinco clientes de exportação encomendaram 680 aeronaves, com 603 entregues e mais de 850 mil horas de voo registradas. Leonardo desempenha um papel crucial no projeto Typhoon, detendo uma participação de 21% e contribuindo significativamente para a definição, design, desenvolvimento e produção da aeronave , que está na vanguarda tecnológica da indústria europeia. Tendo em conta a sua responsabilidade pelo fabrico da fuselagem e pelas contribuições para a aviónica e a electrónica de bordo, a quota global do Leonardo aumenta para aproximadamente 36% do valor de todo o programa.
O sistema Eurofighter está em constante evolução através de uma série de atualizações tecnológicas. Estas melhorias ampliaram significativamente as capacidades de missão da aeronave e, de forma crucial, garantiram a sua eficácia no combate às ameaças atuais e futuras. Com atualizações incrementais alinhadas com os futuros ambientes digitais , com tecnologias emergentes de fabricação e desenvolvimento, e com atividades operacionais cada vez mais exigentes, a aeronave proporcionará autonomia estratégica aos seus usuários até pelo menos 2060.
A trajetória evolutiva do Eurofighter abrange a interoperabilidade com caças de próxima geração e o seu “ecossistema”, que inclui drones cooperativos , sistemas de armas avançados e sensores de guerra eletrónica, todos integrados num sistema de informação de combate em nuvem. Neste cenário voltado para o futuro, o Eurofighter está desenvolvendo novas tecnologias focadas na arquitetura do sistema de missão, interface homem-máquina, gestão operacional e desempenho do motor. Muito do trabalho envolvido na evolução do caça se aplica a futuros programas de 'Combat Air' , onde o Eurofighter pode atuar como um demonstrador de tecnologia, reduzindo consideravelmente o risco durante a fase de projeto.
O programa proporciona empregos a aproximadamente 100.000 pessoas nos quatro países parceiros, com 20.000 empregos em Itália, abrangendo empregos diretos e indiretos e aqueles empregados em indústrias relacionadas. Mais de 400 fornecedores contribuem para o programa Typhoon , 200 dos quais estão sediados em Itália. Devido às encomendas recentemente garantidas e às novas perspectivas tangíveis nos mercados interno e de exportação, o programa Eurofighter continuará a oferecer benefícios económicos substanciais e a gerar novos empregos altamente qualificados para a Itália e os seus parceiros europeus. Isto garantirá impactos locais positivos nas áreas onde a aeronave é produzida e operada por pelo menos mais três décadas.
(Foto: Niccoli Grosseto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário