sábado, 25 de maio de 2024

Grécia aumentará capacidade de resposta a emergências com três helicópteros AW139

O Ministério Helênico da Crise Climática e da Proteção Civil está aprimorando suas capacidades de resposta a emergências com a introdução de três helicópteros bimotores intermediários Leonardo AW139. Pelo contrato recentemente assinado, as novas aeronaves deverão ser entregues em 2026 com duas unidades dedicadas a missões de saúde e socorro em desastres e uma unidade a ser utilizada para transporte das equipes de gestão de crises. O pedido também inclui um pacote abrangente de suporte técnico, logístico e treinamento. Os AW139 serão operados pelo Corpo de Bombeiros em nome do Ministério a partir de uma base na Ática.

A seleção do AW139 segue um processo de licitação completo e rigoroso, realizado pelo Mecanismo de Preparação de Projetos do Fundo de Desenvolvimento de Ativos da República Helénica (HRADF), demonstrando a melhor relação custo-benefício graças à combinação de desempenho, missão capacidades, design moderno e versatilidade. Este programa de helicópteros de resposta a emergências foi financiado pela União Europeia – NextGenerationEU no âmbito do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência “Grécia 2.0”. O programa permitirá à Grécia melhorar o nível de operações eficazes de ajuda humanitária em todo o país, que enfrentam os desafios operacionais únicos colocados pela complexa topografia e condições ambientais do território helénico que abrange as margens do Mar Mediterrâneo até aos picos do Monte Olimpo. . A seleção do AW139 confirma a confiança do governo grego na tecnologia e nas capacidades de helicópteros da Leonardo no domínio mais amplo das tarefas de resgate, somando-se aos dois gêmeos leves AW109 Trekker já em serviço, apoiando o serviço nacional de saúde.

Os AW139 contarão com um layout de cabine flexível e modular, capaz de acomodar até cinco passageiros e até duas macas. A cabine pode ser convertida de forma fácil e rápida, proporcionando a possibilidade de acomodar até 14 passageiros, se necessário, para a implantação da equipe de gerenciamento de incidentes.

Com mais de 1.400 unidades encomendadas, mais de 1.200 unidades já em serviço e mais de 4 milhões de horas de voo registradas até o momento com mais de 300 operadores em todo o mundo em mais de 90 países, o AW139 demonstrou sua capacidade de atender a todos os requisitos em todas as aplicações de mercado, como Serviços Médicos de Emergência (EMS), Busca e Resgate (SAR), SAR de Combate (CSAR), Aplicação da Lei, combate a incêndios, socorro em desastres, Energia, Corporativo - VIP. 

O AW139 tornou-se referência para operações de serviços de emergência. Para tarefas gerais de resgate (abrangendo desde serviços médicos de emergência, socorro em desastres, SAR marítimo e terrestre/montanhoso, etc.), mais de 1 milhão de horas de voo foram registradas atualmente entre os quase 500 helicópteros AW139 em serviço, realizando operações de emergência diurnas e noturnas. operações de resposta em todos os continentes, especialmente nos países do Norte e do Sul do Mediterrâneo. 

No caso do AW139, a interoperabilidade para gerir operações desafiadoras em tempos de crise foi plenamente demonstrada diversas vezes: Força Aérea Italiana, Guarda Costeira, Guardia di Finanza, Polícia, Corpo de Bombeiros, todos eles empregando AW139 em suas frotas, em conjunto ou colaborando com outras nações que utilizam o mesmo modelo de helicóptero, como Espanha, Malta e Chipre. Mais de 220 Unidades estão em operação na Área Mediterrânica com mais de 40 Operadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário