sexta-feira, 7 de junho de 2024

Nave espacial Starliner da Boeing conclui com sucesso o acoplamento à Estação Espacial Internacional


Os astronautas da NASA Barry “Butch” Wilmore e Sunita “Suni” Williams realizaram com sucesso o acoplamento à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) a bordo da nave espacial Starliner da Boeing 26 horas após o lançamento na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. Os astronautas monitoraram a Starliner enquanto ela conduzia autonomamente uma série de manobras para aproximar gradualmente a espaçonave do laboratório em órbita antes do acoplamento.

No caminho para a ISS, a tripulação realizou uma série de testes, incluindo o voo manual da Starliner pela primeira vez no espaço. Os dois astronautas, que se juntam a outros sete que vivem atualmente na estação, irão auxiliar em diversos testes e realizarão experimentos científicos enquanto estiverem no espaço.

“É incrível e gratificante juntar-se à frota de naves espaciais comerciais capazes de realizar serviços de transporte tripulado de e para a estação espacial da NASA. Nossas equipes fizeram um excelente trabalho para chegarmos a este ponto”, disse Kay Sears, Vice-Presidente e Diretor-Geral de Space, Intelligence & Weapon Systems da Boeing.

Depois de passar aproximadamente uma semana em órbita, Wilmore e Williams embarcarão na Starliner e voltarão para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário