O Airbus A321XLR equipado com motores CFM LEAP-1A recebeu sua Certificação de Tipo da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA), preparando o caminho para a entrada em serviço da nova aeronave no final do verão. O Certificado de Tipo foi entregue por Florian Guillermet, Diretor Executivo da EASA, a Isabelle Bloy, Engenheira Chefe do A321XLR. A certificação da versão do motor Pratt & Whitney está programada para o final de 2024.
"Aí vem o A321XLR, um produto diferenciado que traz novo valor ao mercado, expandindo as possibilidades para nossos clientes e passageiros de companhias aéreas. Com seu longo alcance, o A321XLR permite uma série de novas rotas diretas, oferecendo oportunidades naturais de crescimento para nossos clientes e o público viajante. Ele fornece às companhias aéreas a eficiência da comunalidade dentro da linha de produtos A320/A321 e sua cabine versátil, uma gama de possibilidades de serviço que são simplesmente únicas. É a quintessência da Airbus!", diz Christian Scherer, CEO do negócio de aeronaves comerciais da Airbus. "Com a certificação, alcançamos um marco importante. O próximo passo é preparar a aeronave para suas primeiras missões comerciais com clientes em todo o mundo. Estamos ansiosos para trabalhar com clientes XLR para dar suporte à integração da aeronave em suas frotas."
O A321XLR fica lado a lado com widebodies na frota de uma companhia aérea. Ele introduz a flexibilidade para adicionar capacidade, abrir novas rotas ou mesmo continuar operando as existentes quando a demanda é variável. Tudo isso enquanto queima 30% menos combustível por assento do que aeronaves concorrentes da geração anterior e por aproximadamente metade do custo de viagem de widebodies modernos. A nova cabine Airspace do A321XLR fornecerá aos passageiros conforto em longas distâncias em todas as classes.
O primeiro A321XLR completou seu voo inaugural em junho de 2022. Isso foi seguido por um extenso programa de testes envolvendo três aeronaves de teste. Até agora, mais de 500 Airbus A321XLRs foram encomendados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário