quarta-feira, 16 de outubro de 2024

DARPA escolhe Sikorsky para adicionar autonomia ao helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA


A Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, recebeu um aporte de US$ 6 milhões da Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) para instalar o sistema de autonomia de voo ALIAS/MATRIX ™ da empresa no helicóptero experimental fly-by-wire UH-60M Black Hawk ® do Exército dos EUA . Designada MX, a aeronave atualizada permitirá que o Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército dos EUA (DEVCOM) teste e avalie uma ampla gama de capacidades de autonomia, desde operação com um único piloto até voo totalmente desabitado.

“Aeronaves com autonomia reduzirão a carga de trabalho do piloto, melhorarão drasticamente a segurança do voo e darão aos comandantes de batalha a flexibilidade para executar missões complexas em campos de batalha disputados e congestionados, dia ou noite, em todas as condições climáticas”, disse Rich Benton, vice-presidente e gerente geral da Sikorsky. “Os soldados contarão com helicópteros Black Hawk na década de 2070, e a modernização da aeronave hoje renderá dividendos por décadas em todas as aeronaves atuais e futuras da Army Aviation.”

A aeronave MX Black Hawk da DEVCOM será equipada com o sistema de autonomia MATRIX. Foto cortesia da Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin.

Aeronave Black Hawk opcionalmente pilotada da Sikorsky demonstrando reabastecimento desabitado em 2022. Foto cortesia da Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin.

O sistema de autonomia MATRIX forma o núcleo do programa ALIAS (Aircrew Labor In-cockpit Automation System) da DARPA. Como parte do ALIAS em 2020, a Sikorsky forneceu o hardware e o suporte de engenharia para adicionar controles de voo fly-by-wire à aeronave MX. Quando combinada com o sistema de autonomia MATRIX, a aeronave MX será uma cópia quase exata do helicóptero Black Hawk opcionalmente pilotado UH-60A fly-by-wire da Sikorsky, o laboratório de voo da empresa que testou a autonomia do MATRIX ao longo de centenas de horas de voo.

A Sikorsky integrará o sistema MATRIX ao helicóptero MX em 2025. A aeronave permitirá que o DEVCOM explore e amadureça as aplicações práticas e o conceito potencial de operações de um sistema de autonomia escalável. A avaliação incluirá a avaliação de diferentes conjuntos de sensores para perceber e evitar ameaças, obstáculos e terrenos, e desenvolver padrões e especificações de sistema interligados ao sistema MATRIX e um sistema de controle de voo fly-by-wire.

Em julho de 2024, a Sikorsky e a DARPA demonstraram ao pessoal do serviço militar dos EUA e a altos funcionários do Departamento de Defesa como o helicóptero Black Hawk opcionalmente pilotado pode ser facilmente pilotado e controlado por um operador na cabine ou no solo, inserindo metas de missão de alto nível por meio de um tablet.

Essas demonstrações recentes foram baseadas em voos autônomos no Projeto Convergência 2022, quando a Sikorsky e a DARPA demonstraram com sucesso ao Exército dos EUA como o helicóptero Black Hawk opcionalmente pilotado, operando sem humanos a bordo, pode executar com segurança e confiabilidade missões de reabastecimento de carga interna e externa.

Recursos autônomos, como a tecnologia MATRIX, são uma parte essencial da visão de Segurança do Século 21® da Lockheed Martin , que inclui a modernização do helicóptero Black Hawk para ficar à frente de ameaças novas e emergentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário