Os líderes do Eurofighter e da NETMA (Agência de Gerenciamento de Eurofighters e Tornados da OTAN) assinaram o contrato para até 24 Eurofighters da Força Aérea Italiana. O anúncio ocorre em um momento estrategicamente importante para o programa Eurofighter e segue a assinatura do contrato para 25 Eurofighters para a Força Aérea Espanhola. Os novos jatos italianos Eurofighter Typhoon substituirão as versões italianas Tranche 1 atualmente em serviço.
Giancarlo Mezzanatto, presidente-executivo da Eurofighter, disse: “A decisão da Itália de comprar mais 24 jatos é, obviamente, uma notícia fantástica para o nosso programa, demonstrando ainda mais a força e a importância que o Eurofighter Typhoon traz para a Europa. Durante os últimos sete dias, vimos duas das quatro Nações Centrais do Eurofighter assinarem novos contratos, com um desejo claro de modernizar suas Forças Aéreas e confirmando o papel crucial que atribuem às nossas aeronaves.”
Stefano Pontecorvo, Presidente da Leonardo, disse: “O nível de tecnologia entregue pelo programa Eurofighter ao longo dos anos é inquestionável. Seu sucesso também fornece evidências das excelentes sinergias entre a indústria e as instituições. Estamos orgulhosos do que construímos juntos e estamos comprometidos em dar nossa contribuição para garantir que a Itália e todas as outras nações parceiras continuem recebendo o nível de capacidade que merecem.”
Lorenzo Mariani, Co-Gerente Geral da Leonardo, comentou: “Este contrato é um marco importante para o programa Eurofighter na Itália. Desde sua criação, ele tem desempenhado um papel crucial para a defesa e segurança nacional, bem como no desenvolvimento de tecnologias avançadas e emprego de milhares de profissionais qualificados. Com este último pedido, o programa fornecerá capacidades e retornos econômicos ainda maiores por muitos anos.”
AVM Simon Ellard (aposentado), gerente geral da NETMA, disse: “As 24 aeronaves adicionais para a Itália são mais um momento de orgulho para o Programa Eurofighter. O pedido aumentará as capacidades aéreas de combate da Força Aérea Italiana e fornecerá segurança para a Itália, a Europa e a Aliança da OTAN. A encomenda, que se segue ao contrato para 25 jatos adicionais para a Força Aérea Espanhola assinado no dia 20 de dezembro, demonstra que o Eurofighter Typhoon continua a ser a espinha dorsal da defesa aérea europeia.”
Assim como o novo Halcon II encomendado pela Espanha recentemente, os novos Eurofighters italianos serão equipados com aviônicos avançados, sistemas de armas aprimorados capazes de operar Brimstone III e Meteor, novos sensores e conectividade aprimorada. Com uma vida útil muito além de 2060, suas capacidades técnicas permitirão integração total ao futuro ambiente de combate aéreo da Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário