sexta-feira, 14 de março de 2025

PHI Aviation inicia voos offshore para Shell com Airbus H160


A operadora de helicópteros offshore PHI Aviation iniciou as operações comerciais na costa da Louisiana em 6 de março de 2025 para a empresa internacional de energia Shell plc com um H160 , encerrando uma parceria bem-sucedida de comprovação de rotas. O helicóptero é o primeiro da frota mundial de H160 a conduzir missões de transporte comercial offshore.

A partir de 2020, as três empresas – Airbus, PHI e Shell – começaram a trabalhar em uma nova parceria. Em uma iniciativa inovadora, a Airbus forneceu à PHI e à Shell um H160 em 2024 antes do total final de quatro entregas para um programa de comprovação de rota que permitiu que tanto o operador quanto o cliente final se familiarizassem com a tecnologia avançada e os recursos de segurança da aeronave, bem como colocassem a aeronave em operações controladas para entender melhor o desempenho. Após as 300 horas de voos de comprovação de rota, a PHI agora conta com 12 pilotos qualificados para o tipo H160 e 12 mecânicos A&P qualificados para H160 em suas fileiras.

“Este é um marco muito aguardado que trará vantagens materiais para nossas operações offshore no Golfo da América”, disse Tony Cramp, vice-presidente de aeronaves da Shell. “O H160 representa uma nova geração de helicópteros com o potencial de melhorar a segurança e a experiência dos passageiros para nosso pessoal, ao mesmo tempo em que dá ao nosso negócio maior capacidade operacional e disponibilidade, impulsionando eficiências comerciais. Estamos ansiosos para ver como ele se sai quando estiver em serviço regular completo, com vistas à replicação em outras regiões.”

“Este é o ápice de mais de cinco anos de trabalho e uma parceria ainda mais longa entre a PHI, a Shell e a Airbus”, disse Scott McCarty, CEO – PHI Group. “O extenso e pioneiro programa de comprovação de rotas permitiu que nossas equipes trabalhassem em estreita colaboração com a Shell e a Airbus para avaliar e otimizar completamente as capacidades do H160, treinar pessoal e garantir a certificação e a doutrinação nos sistemas operacionais e de segurança da PHI. Quero reconhecer e agradecer a todos que se uniram e ajudaram a tornar este programa de comprovação de rotas extremamente bem-sucedido. Estamos orgulhosos e honrados em lançar esta aeronave de última geração no Golfo da América.”

“Falando em nome de todas as equipes da Airbus que se dedicaram totalmente a garantir uma entrada tranquila em serviço para o H160, ficamos honrados em fazer parte desta parceria única com a Shell e a PHI”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Com esta abordagem inovadora, o programa de comprovação de rota nos permitiu colaborar de perto com o operador e o cliente final para que todas as equipes envolvidas tivessem o suporte necessário para atingir suas missões com o nível máximo de segurança e eficácia. Estamos entusiasmados em ver o H160 entrando em operações de transporte comercial. Somos gratos à PHI e à Shell por confiarem na Airbus e se comprometerem a elevar o nível das operações de transporte offshore.”

O H160 é um dos helicópteros mais avançados tecnologicamente do mundo, projetado e construído para fornecer os mais altos níveis de segurança operacional, ao mesmo tempo em que fornece conforto inigualável para aeronaves de rotor em sua classe. Capaz de executar missões de amplo alcance, incluindo aplicação da lei, transporte offshore, busca e salvamento, aviação privada e comercial e serviços médicos de emergência, o H160 entrou em serviço no Brasil, Canadá, França, Japão, Malásia, Filipinas, Arábia Saudita, Reino Unido, EUA e muitos outros países europeus.

“Na Shell, lideramos no fornecimento seguro de energia para nossos clientes do offshore e, desde o início desta indústria, inovamos nosso caminho para o futuro. Nosso parceiro de aviação, PHI, está conosco há muito tempo e agora fizemos uma parceria para apresentar o Airbus H160. Damos as boas-vindas a este novo helicóptero em serviço para transportar com segurança nosso pessoal de e para o trabalho offshore no Golfo da América por muitos anos”, disse Colette Hirstius, vice-presidente sênior do Golfo da América, Shell.

Com a entrada em serviço do primeiro North American H160 Full Flight Simulator (FFS) em 2026, localizado no centro de simulação Helisim em Grand Prairie, Texas, a Airbus continua a dar suporte ao crescente sucesso do H160. À medida que a demanda do mercado continua a crescer, a Airbus está atualmente explorando opções para localizar futuros FFS em áreas de crescimento como Brasil e Austrália, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário