sexta-feira, 4 de abril de 2025

Airbus entrega os dois primeiros H145Ms para Chipre


A Airbus entregou os dois primeiros de seis helicópteros H145M para a República de Chipre, com as entregas restantes a serem feitas no final deste ano. Os helicópteros serão operados pela Guarda Nacional da República de Chipre.

"Com a guerra híbrida definida para desempenhar um papel cada vez maior em conflitos futuros, os militares buscarão helicópteros versáteis que possam desempenhar uma variedade de funções essenciais", disse Olivier Michalon, vice-presidente executivo de negócios globais da Airbus Helicopters. "Neste contexto, a escolha do H145M é particularmente astuta e a República de Chipre se junta a um grande grupo de militares europeus que operam o H145M multifunção para uma ampla gama de missões, incluindo treinamento, operações especiais, transporte de tropas e ataque leve. Estamos orgulhosos de entregar os dois primeiros para a República de Chipre. Estamos ansiosos para vê-los em operação na região do Mediterrâneo em breve."

Equipado com o sistema de armas Airbus HForce, o H145M pode ser operado como um helicóptero de ataque leve. O alcance das armas inclui armas, foguetes e mísseis. Combinado com capacidades de equipe tripulada e não tripulada, permitindo sua integração em combate em rede, sua largura de banda o torna o helicóptero de melhor desempenho em sua classe.

O H145M é um helicóptero militar multifunção que fornece uma ampla gama de capacidades de missão. Em minutos, o helicóptero pode ser reconfigurado de uma função de ataque leve com armas balísticas e guiadas axiais e um sistema de autoproteção de última geração para uma versão de operações especiais com equipamento de rapel rápido. Os pacotes de missão abrangentes incluem capacidades de içamento e carga externa.

O H145M é a versão militar do testado e comprovado helicóptero bimotor leve H145. A frota global da família H145 acumulou mais de oito milhões de horas de voo. Ele é usado por forças armadas e policiais em todo o mundo para as missões mais exigentes. A Bundeswehr alemã já opera 24 helicópteros H145 para operações de forças especiais e missões de busca e salvamento. O Exército dos EUA emprega quase 500 helicópteros da família H145 sob o nome de UH-72 Lakota, que registraram mais de 1,5 milhão de horas de voo. Os operadores militares da família H145 são Hungria, Sérvia, Luxemburgo, Tailândia, Equador e Honduras. Pedidos recentes incluem a Alemanha para até 82, Bélgica para 17, Brunei para seis e Irlanda para quatro aeronaves.

Alimentado por dois motores Safran Arriel 2E, o H145M é equipado com um controle digital de motor de autoridade total (FADEC). Além disso, o helicóptero é equipado com o conjunto de aviônicos digitais Helionix que, juntamente com o gerenciamento inovador de dados de voo, inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, reduzindo a carga de trabalho do piloto durante as missões. Sua pegada acústica particularmente baixa torna o H145M o helicóptero mais silencioso de sua classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário