quarta-feira, 2 de julho de 2025

Boeing e RAAF demonstram parceria entre MQ-28 e E-7A Wedgetail


Em uma demonstração pioneira, a Boeing e a Força Aérea Real Australiana (RAAF) conduziram com sucesso uma missão contra um alvo aéreo usando duas aeronaves MQ-28 Ghost Bat em voo e uma terceira aeronave digital, todas controladas por um E-7A Wedgetail.Durante a missão, um único operador a bordo do E-7A assumiu o controle dos MQ-28s não tripulados, imitando o papel que eles desempenham ao voar à frente e proteger os ativos tripulados.

"Este teste demonstra a integração da família de sistemas, a força da nossa arquitetura de sistemas abertos e é um primeiro passo crítico para integrar o software e os sistemas de comunicação dos parceiros da missão nativamente no E-7A Wedgetail", disse Glen Ferguson , diretor de Programas Globais do MQ-28.

"Isso não apenas validou um elemento-chave do conceito de operações do MQ-28, mas também como aeronaves de combate colaborativas podem expandir e aprimorar o papel do E-7A para atender aos futuros requisitos da força."É mais uma prova tangível da maturidade do nosso programa."

O Ministro Australiano da Indústria de Defesa, o Honorável Parlamentar Pat Conroy, reconheceu o marco dizendo: "O Ghost Bat tem o potencial de transformar um único jato de combate em uma equipe de combate, com sensores avançados que são como centenas de olhos no céu."

O software foi desenvolvido e implementado em conjunto pela Boeing Defence Australia, pelo Defence Science and Technology Group e pelos Laboratórios de Pesquisa da Força Aérea dos EUA.

"Foi um esforço colaborativo excepcional entre organizações do governo, contratantes e parceiros globais", disse Adam Tsacoumangos, diretor de Programas de Domínio Aéreo da Phantom Works da Boeing.

Este teste faz parte de uma série de eventos com ativos da RAAF ao longo deste ano, conhecidos coletivamente como Demonstração de Capacidade 2025 (CD25).

O CD25 demonstrará a eficácia operacional do MQ-28 e como as aeronaves de combate colaborativas serão integradas e operarão com os ativos tripulados da RAAF.

Eventos futuros envolverão parcerias com outros ativos, incluindo o F/A-18F e o F-35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário