domingo, 10 de agosto de 2025

Airbus lança campanha de testes de voo do H160M


A Airbus Helicopters iniciou os testes de voo do H160M Guépard. Esta versão militarizada do H160 está sendo desenvolvida para as Forças Armadas Francesas como parte do programa Joint Light Helicopter. A equipe de testes de voo era composta por Samuel Chartier, piloto de testes de voo do H160M, e pelos engenheiros de testes de voo Nicolas Certain, Laurent Maruejols e Alban Corpron. O voo inaugural do H160M foi celebrado durante uma cerimônia oficial na sede da empresa na França.

O H160M foi escolhido pela França como plataforma única para equipar os três ramos das Forças Armadas — Exército, Marinha e Força Aérea e Espacial. O Ministério das Forças Armadas francês planeja encomendar 169 H160Ms para substituir cinco tipos de helicópteros atualmente em serviço nas Forças Armadas Francesas ou recentemente aposentados.

O H160M baseia-se na plataforma civil H160, que está em serviço há mais de três anos. Batizado de "Guépard" pelas Forças Armadas Francesas, o H160M apresenta desenvolvimentos significativos que o tornam uma das aeronaves militares mais modernas do mundo. A Airbus optou por produzir três protótipos para acelerar o desenvolvimento do H160M. Um segundo protótipo está atualmente em fase de montagem final. O primeiro protótipo será usado principalmente para validar o desempenho de voo do H160M e realizará campanhas de tiro em 2026. O segundo protótipo será usado para campanhas em climas quentes e frios, entre outros testes.

"O início da campanha de testes de voo é um marco importante para o programa H160M. Recebemos um excelente feedback da Marinha Francesa sobre o desempenho de seus seis H160, que se mostraram eficazes com alta taxa de disponibilidade. Empregados há mais de dois anos em missões de busca e salvamento no mar, essas aeronaves demonstraram desempenho e confiabilidade excepcionais em um ambiente exigente", disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. "O H160M é uma aeronave feita sob medida para as operações militares do futuro: confiável, ágil, altamente conectado e equipado com sensores e armamento de última geração. Mais importante ainda, é altamente escalável e pode se adaptar a contextos operacionais em constante mudança."

O H160 é uma aeronave da classe de 6 toneladas equipada com motores Safran Arrano. Beneficiou-se de 68 patentes destinadas a aumentar sua eficiência, segurança, impacto ambiental, manutenção e custos operacionais em comparação com aeronaves da geração anterior. A versão militar, o H160M, destinada às Forças Armadas Francesas, é equipada com aviônicos FlytX da Thales e um sistema de missão exclusivo desenvolvido pela Airbus. Esses sistemas permitem que a tripulação realize missões complexas em ambientes degradados com perfeita consciência situacional tática.

Diversos sistemas de comunicação permitem que o H160M seja totalmente integrado a operações aéreas, navais e terrestres. O H160M é o primeiro helicóptero da linha Airbus a ser equipado nativamente com um sistema de cooperação entre drones. O H160M também se beneficia de sensores de nova geração, como o sistema eletro-óptico Euroflir 410 da Safran e o radar AirMaster C da Thales. O sistema de autoproteção foi projetado para operar em todo o espectro eletromagnético e óptico, com capacidade automática de detecção de ameaças.

O sistema de armas HForce da Airbus permite a integração de uma ampla gama de efetores. O H160M terá capacidade para transportar metralhadoras de 12,7 mm em pods e foguetes guiados. O H160M também pode ser equipado com metralhadoras de 7,62 mm em um suporte de pino ou em um braço articulado para um atirador de precisão.

A entrega às Forças Armadas Francesas começará no final de 2028. A Airbus fornecerá manutenção e suporte operacional para o H160M por um período inicial de dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário