quinta-feira, 21 de agosto de 2025

FLYGABON recebe o primeiro ATR 42-600 e se torna a frota mais jovem da África


A Afrijet Business Service, operando como FLYGABON, a companhia aérea líder na África Central, recebeu seu primeiro ATR 42-600 novinho em folha , tornando-se a operadora da frota de ATR mais jovem do continente. Esta aeronave permite à Afrijet Business Service concluir a transição para uma frota exclusivamente de ATR-600, substituindo seu ATR 42-500 da geração anterior.

Paralelamente, a companhia aérea também confirmou a compra de um segundo ATR 42-600 , com entrega prevista para 2026. Ambas as aeronaves se juntarão à frota da FLYGABON, que inclui cinco ATR 72-600s.

Com uma rede crescente de 17 destinos regulares, a Afrijet Business Service/FLYGABON reforça seu papel como um player fundamental na conectividade doméstica e regional. A partir de seu hub em Libreville, a companhia aérea conecta quatro províncias do Gabão – com o objetivo de conectar seis até o final do ano – e as principais cidades regionais próximas em Camarões, Congo, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Guiné Equatorial, Nigéria, Benim, São Tomé e Príncipe e África do Sul.

O ATR 42 é particularmente valorizado por oferecer o menor custo por viagem do mercado, graças aos seus custos operacionais excepcionalmente baixos – tornando-o a aeronave ideal para lançar e testar novas rotas com risco financeiro mínimo. Aliado ao seu excelente desempenho em condições exigentes, especialmente em climas quentes, o ATR 42 oferece aos operadores um equilíbrio imbatível entre resiliência e eficiência. Ele também serve frequentemente como ponto de entrada para a aviação regional, com o ATR 72 oferecendo crescimento escalável e o conceito geral de família proporcionando aos nossos operadores a flexibilidade para se adaptarem e prosperarem.

Nyl Moret-Mba, Diretor Executivo da Afrijet Business Service/FLYGABON , comentou: “A chegada do nosso primeiro ATR 42-600 representa o mais recente marco em nossa estratégia de modernização da frota de ATR e nosso compromisso em oferecer uma experiência de viagem mais elevada e confiável aos nossos passageiros. Tanto a aeronave encomendada em 2024 quanto a aeronave adicional voarão sob a pintura da FLYGABON – a companhia aérea nacional lançada no ano passado para apoiar a visão do governo gabonês de uma conectividade regional mais forte e um desenvolvimento econômico inclusivo em todo o país.”

Alexis Vidal, Vice-Presidente Sênior Comercial da ATR, acrescentou: “O investimento contínuo da Afrijet Business Service/FLYGABON em aeronaves ATR demonstra o poder transformador da conectividade regional. Ao conectar comunidades em todo o Gabão e na África Central, a companhia aérea não está apenas expandindo sua rede, mas também abrindo portas para novas oportunidades para as pessoas e as economias locais. Com uma frota flexível que combina o ATR 42 e o ATR 72, a Afrijet Business Service/FLYGABON está em uma posição única para adequar a capacidade à demanda, mantendo a eficiência, a confiabilidade e a acessibilidade, essenciais na aviação regional. É uma estratégia muito inteligente, que responde às demandas e especificidades do mercado.”

Nossa previsão de mercado antecipa oportunidades significativas no mercado africano de turboélices, pois, apesar da forte demanda, 40% dos principais pares de cidades africanas não têm conexões aéreas diretas e 60% das potenciais rotas intraafricanas seriam melhor atendidas por aeronaves de 70 lugares ou menores.

SOBRE A AFRIJET BUSINESS SERVICE/FLYGABON

A Afrijet Business Service é uma empresa-chave no transporte aéreo na África Central, com uma rede em expansão que visa aprimorar a conectividade em todo o continente. Fundada em 2004, a Afrijet Business Service possui certificação IOSA desde 2020. É reconhecida em toda a indústria da aviação africana por seu compromisso inabalável com a segurança, confiabilidade e pontualidade.

A FLYGABON é o resultado de uma parceria estratégica entre os acionistas da Afrijet Business Service (código IATA: J7) e a República Gabonesa, que detém uma participação de 56% na companhia aérea. Em 2024, como parte de um esforço nacional para retomar o controle sobre setores estratégicos importantes, o governo gabonês priorizou o desenvolvimento de uma companhia aérea nacional para reforçar sua soberania no transporte aéreo. Reconhecendo a expertise operacional, os padrões de segurança e a credibilidade regional da Afrijet, o Estado a identificou como a parceira ideal.

Dessa aliança surgiu a FLYGABON – uma marca que combina a força e o apoio financeiro de uma transportadora apoiada pelo governo com a excelência operacional e o conhecimento de aviação de uma companhia aérea consolidada. Em 2025, a FLYGABON deverá operar 17 destinos regulares com mais de 200 trechos semanais, reforçando sua ambição de se posicionar como um player-chave na aviação da África Central e Ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário