quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Histórias que ganham asas: Avião Solidário da LATAM transporta aves resgatadas para novo lar em Foz do Iguaçu

Duas aves silvestres resgatadas no Nordeste ganharam uma nova chance de vida graças ao programa Avião Solidário da LATAM. Um foi o tiriba-de-orelha-branca (Pyrrhura leucotis), resgatado pela equipe de Meio Ambiente da BAMIN, empresa responsável por projetos de mineração e logística na Bahia. Já o periquito-de-cara-suja (Pyrrhura griseipectus) foi resgatado e acolhido pelo CETAS IBAMA. Com o apoio do transporte gratuito oferecido pela LATAM, as duas aves foram levadas ao Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), onde passarão a integrar programas de conservação de suas espécies.

Graças ao transporte aéreo, o tempo de viagem foi reduzido de até 4 dias por via terrestre para poucas horas de voo, garantindo mais conforto e segurança às aves. O tiriba viajou de Ilhéus (BA) a Foz do Iguaçu em cerca de 4 horas, com escala em Guarulhos (SP). Já o periquito percorreu o trajeto entre Fortaleza (CE) e Foz do Iguaçu em 4h30, também com conexão em Guarulhos.

HISTÓRIAS DE RESGATE

                                                                                                                                          

O tiriba-de-orelha-branca foi resgatado em Uruçuca, no Sul da Bahia, pela equipe de meio ambiente da BAMIN, recuperando-se no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS), da empresa, para seguir a vida nova. 


Já o periquito-de-cara-suja, encontrado no Maciço de Baturité (CE), com fratura na asa esquerda após colidir com uma janela, chegou direto para o CETAS do IBAMA com o apoio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) de Fortaleza.

Apesar de não poder retornar à natureza, o periquito integrará um programa de reprodução em cativeiro coordenado pelo ICMBio, em parceria com o Parque das Aves e a ONG cearense Aquasis, que busca formar uma população de segurança e garantir a continuidade da espécie por meio da reintrodução de filhotes na natureza.

Ambas as operações tiveram o apoio da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

(Créditos: EMAX/BAMIN e IBAMA/Semace)
                                                                                                


                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário