quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Alemanha encomenda 20 novos Eurofighters para fortalecer a superioridade aérea


A Alemanha está fortalecendo suas capacidades de defesa com a compra de 20 novos Eurofighters. Segundo o contrato, a Airbus produzirá a aeronave de combate multifunção em sua linha de montagem final em Manching, perto de Munique, na Alemanha. A entrega da primeira aeronave à Força Aérea Alemã está prevista para 2031 e a última para 2034.

“Esta nova encomenda é mais uma prova da importância do Eurofighter para a Força Aérea Alemã e do papel estratégico que desempenha na defesa aérea do nosso país e nas capacidades da OTAN”, afirmou Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space. “A evolução contínua do Eurofighter serve como uma ponte tecnológica e operacional essencial para um Sistema de Combate Aéreo Futuro (FCAS), garantindo uma transição perfeita para a próxima geração de poder aéreo. Com estes Eurofighters adicionais, a Alemanha reforça a sua capacidade de realizar a vigilância do seu espaço aéreo e proteger os céus da OTAN, apoiando a Alemanha no seu papel de parceira fiável para a segurança coletiva.”

A Airbus equipará os 20 Eurofighters com os sensores mais modernos. Isso inclui, por exemplo, o novo radar eletrônico E-Scan. Paralelamente, a Airbus adicionará recursos de guerra eletrônica à frota alemã de Eurofighters, integrando o conjunto de sensores Arexis, desenvolvido pela sueca Saab, em aeronaves existentes e novas. Essas significativas atualizações tecnológicas aprimorarão ainda mais as já amplas capacidades operacionais dos Eurofighters da Força Aérea Alemã.

Sendo o maior programa de defesa europeu, envolvendo Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, o Eurofighter não é apenas um garante de segurança. É também um motor de crescimento e emprego. O Eurofighter garante mais de 100.000 empregos na Europa, 25.000 deles somente na Alemanha. 120 fornecedores alemães estão envolvidos no programa. Com este novo contrato, nove países encomendaram mais de 740 Eurofighters, nomeadamente Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Áustria, Arábia Saudita, Omã, Kuwait e Catar – tornando o Eurofighter o programa de caça europeu mais bem-sucedido em produção.

O Eurofighter está previsto para permanecer em serviço na Força Aérea Alemã até a década de 2060. No FCAS, cuja operação está prevista para começar em 2040, o Eurofighter também operará em rede com aeronaves atuais e futuras, tripuladas e não tripuladas, e continuará a ajudar os pilotos a cumprir suas missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário