sábado, 3 de janeiro de 2026

Espanha encomenda 18 aeronaves de transporte C295


O Ministério da Defesa espanhol adquiriu 18 aeronaves de transporte Airbus C295 para substituir as frotas de CN235 e C212 dedicadas ao treinamento de pilotos e paraquedistas da Força Aérea e Espacial Espanhola.

O objetivo deste programa é harmonizar as frotas e alcançar a máxima comunalidade logística e operacional com a frota de C295 atualmente operada pela Espanha.

“Esta encomenda reafirma o compromisso da Espanha com o C295, reforçando a autonomia e a soberania estratégica nacional, ao mesmo tempo que impulsiona o desenvolvimento da indústria aeronáutica espanhola e de todo o ecossistema industrial”, afirmou Jean-Brice Dumont, Diretor de Poder Aéreo da Airbus Defence and Space. “Com este contrato, a Força Aérea e Espacial Espanhola operará uma frota de 46 aeronaves C295 em configurações de transporte, patrulha marítima e vigilância.”

Os C295 em configuração de transporte têm capacidade para transportar 70 soldados ou 50 paraquedistas, decolar e pousar em pistas não preparadas, realizar lançamentos de carga e de paraquedistas, bem como realizar evacuações médicas.

Para atender às necessidades específicas da Força Aérea e Espacial Espanhola, o acordo está dividido em dois lotes. O primeiro grupo de C295 será dedicado ao treinamento e ao transporte de passageiros, paraquedistas e carga na Escola Militar de Transporte Aéreo da Base Aérea de Matacán, em Salamanca. Essas tarefas são atualmente realizadas por aeronaves CN235. A primeira dessas aeronaves será entregue em 2026 e a última em 2028.

O segundo lote de C295 será utilizado para lançamentos manuais e automáticos de paraquedistas, bem como para lançamentos de carga, com entregas programadas entre 2030 e 2032. Atualmente, essas tarefas são realizadas na Escola Militar de Paraquedismo da Base Aérea de Alcantarilla, em Múrcia, utilizando aeronaves C212.

Pacote Integrado de Treinamento e Suporte à Frota

O acordo inclui o fornecimento de um sistema avançado de treinamento terrestre, projetado de acordo com as necessidades do cliente para maximizar a eficiência dos voos de instrução. Este sistema engloba diversos simuladores de voo, sistemas de ensino assistido por computador e software de gestão de treinamento para a Escola de Transporte Militar em Salamanca e a Escola de Paraquedistas Militares em Murcia.

O contrato também inclui suporte abrangente para a frota de C295 na Escola de Transporte Militar, que abrangerá a manutenção das aeronaves, a gestão de todo o material necessário para as aeronaves e a gestão do centro de treinamento até dezembro de 2032.

O C295 é o líder incontestável em seu segmento, com 329 encomendas de 38 países em quatro continentes e mais de 710.000 horas de voo. A aeronave é montada nas instalações da Airbus Defence and Space em Sevilha, Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário