domingo, 18 de janeiro de 2026

Lockheed Martin entrega o 350º helicóptero MH-60R à Marinha dos EUA


Em uma cerimônia recente, a Lockheed Martin entregou seu 350º helicóptero MH-60R "Romeo" à Marinha dos Estados Unidos. A aeronave foi entregue ao HSM-41, o Esquadrão de Substituição da Frota de Ataque Marítimo de Helicópteros da Marinha dos EUA, responsável pelo treinamento dos mais novos aviadores navais e tripulantes da Frota do Pacífico dos EUA na operação do helicóptero MH-60R. Este marco representa uma conquista significativa na produção e entrega do helicóptero naval mais avançado do mundo.

O helicóptero Sikorsky MH-60R conquistou a reputação de principal plataforma global de guerra antissubmarino (ASW), graças aos seus sensores avançados, sistemas de missão integrados, armamento de precisão e capacidade de operação em rede. Seu desempenho operacional comprovado o tornou um recurso inigualável no esforço global para combater as ameaças submarinas cada vez mais sofisticadas.

"A entrega do 350º helicóptero MH-60R é uma prova das capacidades excepcionais desta aeronave e da dedicação da nossa equipe", disse Ali Ruwaih, vice-presidente de Sistemas Marítimos. "Temos orgulho de apoiar a Marinha dos EUA e nossos parceiros globais com esta plataforma multimissão altamente avançada, que continuará sendo um componente crítico das operações globais de guerra antissubmarino (ASW) nas próximas décadas."

Com sensores avançados , radares, medidas de apoio eletrônico, enlaces de dados e armamentos, o MH-60R comprovou repetidamente seu valor em combate, mais recentemente abatendo um drone inimigo durante uma patrulha de segurança marítima no Golfo de Aden, utilizando seu conjunto avançado de sensores e capacidade de engajamento rápido. A tripulação do Romeo afundou com sucesso várias lanchas armadas pelos Houthis no Mar Vermelho, neutralizando ameaças a navios mercantes e protegendo rotas marítimas vitais. O MH-60R também desempenhou um papel fundamental no exercício Resolute Hunter, integrando-se perfeitamente com os navios de superfície aliados, aprimorando a coordenação da guerra antissubmarino e demonstrando sua versatilidade em operações multinacionais conjuntas.

“O MH-60R tem sido o principal helicóptero de guerra antissubmarino e de superfície da Marinha dos EUA desde 2010. Este verdadeiro ativo multimissão provou seu valor em todos os aspectos de operações terrestres e marítimas, atendendo a diversos requisitos de missão em todo o mundo. Somos gratos aos especialistas da Sikorsky por manterem este recurso inestimável pronto para uso por todos os nossos militares, homens e mulheres, pelas próximas décadas”, disse o Capitão William Hargreaves, gerente do programa de helicópteros multimissão H-60.

Com seu design centrado em redes, o MH-60R permite comunicação e troca de dados perfeitas com outros ativos de guerra antissubmarino (ASW), aprimorando a consciência situacional e facilitando operações ASW coordenadas. Alinhado com a estrutura de Segurança do Século XXI da Lockheed Martin, o conjunto de aviônicos de arquitetura aberta da aeronave permite a rápida integração de sensores e armamentos emergentes. A vida útil do Romeo deve se estender até a década de 2050, e sua linha de produção ativa garante que os clientes possam continuar adquirindo novas aeronaves e modernizando suas frotas existentes com os recursos mais recentes.

Com mais de um milhão de horas de voo acumuladas, a Lockheed Martin já entregou aeronaves MH-60R aos Estados Unidos, Austrália, Dinamarca, Arábia Saudita, Índia, Grécia e Coreia do Sul, e tem entregas programadas para a Espanha e a Noruega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário