quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Air India encomendou 30 jatos Boeing 737 MAX para expandir sua frota de aeronaves de corredor único


A Boeing e a Air India anunciaram que a companhia aérea encomendou mais 30 jatos 737 MAX, mais eficientes em termos de consumo de combustível, elevando sua carteira de encomendas da Boeing para quase 200 aeronaves, abrangendo as famílias de aviões de corredor único e de fuselagem larga da empresa.

A companhia aérea finalizou a compra adicional de 20 jatos 737-8 e um pedido de 10 aeronaves 737-10, anteriormente não divulgado no site de Pedidos e Entregas da Boeing. Ambas as compras exerceram opções existentes, à medida que a Air India expande sua malha aérea para atender à crescente demanda por viagens.

"Esta encomenda adicional de 30 aeronaves Boeing 737 faz parte da nossa estratégia de frota mais ampla para posicionar a Air India firmemente para o futuro, como uma companhia aérea global de classe mundial que a Índia merece e o mundo espera", disse Campbell Wilson, CEO e diretor-geral da Air India. "Com base nas nossas encomendas de 2023 e nas adições subsequentes, esta encomenda apoia as entregas constantes e as atualizações da frota planeadas para os próximos anos."

A Air India operará os novos 737-8, aproveitando sua confiabilidade operacional, eficiência de combustível e flexibilidade de alcance em rotas domésticas de alta frequência e rotas regionais de curta distância. A companhia aérea também planeja implantar o 737-10, de maior porte, para manter a padronização operacional e transportar mais passageiros com o menor custo por assento entre as aeronaves de corredor único.

"O pedido da Air India por mais jatos 737 MAX reforça o forte desempenho de sua frota atual de 737-8, enquanto a empresa continua a expandir a conectividade na Índia e na região do Sul da Ásia ", disse Paul Righi , vice-presidente de Vendas Comerciais e Marketing da Boeing para a Eurásia, Índia e Sul da Ásia . "Valorizamos a confiança da Air India no 737-10 e no 737-8 para fornecer a capacidade e a versatilidade necessárias como pilar de sua estratégia de crescimento com aeronaves de corredor único."

Com a expansão da frota e da rede da Air India, a previsão do mercado comercial da Boeing indica que a região da Índia e do sul da Ásia precisará de quase 3.300 novas aeronaves nas próximas duas décadas, sendo 90% delas jatos de corredor único, como o 737 MAX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário