Isso representa um marco fundamental no desenvolvimento contínuo da plataforma A330 MRTT e marca uma estreia mundial na aviação, com a campanha confirmando a maturidade, segurança e confiabilidade do sistema A3R em uma ampla gama de perfis de missão. Com essa certificação, a RSAF torna-se a primeira força aérea global a introduzir o A3R em sua frota de A330 MRTTs, operada pelo Esquadrão 112, estabelecendo um novo padrão para reabastecimento automatizado.
Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space, afirmou: “A certificação do A3R com Singapura é uma conquista significativa e uma demonstração clara do que uma parceria de longo prazo pode proporcionar. Singapura tem liderado consistentemente a adoção e o codesenvolvimento de tecnologias aeroespaciais de última geração, e a Airbus se orgulha de apoiar a RSAF e a DSTA na implementação de uma capacidade que moldará o futuro do reabastecimento aéreo.”
Ng Chad-son, Diretor Executivo da Agência de Ciência e Tecnologia de Defesa (DSTA), afirmou: “A obtenção da certificação completa do A3R é uma conquista significativa, visto que os A330 MRTT de Singapura agora podem realizar reabastecimento automático tanto durante o dia quanto à noite. A DSTA trabalhou em estreita colaboração com a Força Aérea da República de Singapura (RSAF) e a Airbus para promover a inovação, aumentar a segurança e reduzir a carga de trabalho da tripulação. Essa conquista demonstra a integração eficaz de tecnologias e estabelece um novo padrão global para o reabastecimento aéreo automático.”
O Major-General Kelvin Fan, Chefe da Força Aérea da República de Singapura, afirmou: “A Força Aérea da República de Singapura tem o prazer de ter colaborado com a DSTA e a Airbus no desenvolvimento pioneiro da primeira capacidade A3R do mundo. Este desenvolvimento irá aprimorar as operações de reabastecimento aéreo da Força Aérea da República de Singapura, contribuindo para uma maior eficácia operacional. Reflete também o compromisso da Força Aérea da República de Singapura em trabalhar com parceiros da indústria para inovar e permanecer na vanguarda da tecnologia.”
O esforço conjunto entre a Airbus, a Força Aérea Real Saudita (RSAF) e a Agência de Testes de Defesa (DSTA) teve início em 2020 para validar e acelerar a entrada em serviço do sistema A3R. O programa de certificação abrangeu missões diurnas e noturnas, envelopes de voo expandidos e múltiplos tipos de aeronaves receptoras, garantindo plena prontidão operacional. Os testes de voo ocorreram tanto na Espanha quanto em Singapura, com a RSAF fornecendo os A330 MRTTs, bem como os F-16 e F-15, como receptores para apoiar os testes e validações.
Desenvolvido pela Airbus como parte de sua visão SMART MRTT, o sistema A3R emprega tecnologias avançadas de automação e visão computacional para detectar, rastrear e engajar automaticamente aeronaves receptoras, sem a necessidade de intervenção manual. Ao reduzir a carga de trabalho do operador e aumentar a precisão, o A3R melhora a segurança da missão e proporciona maior flexibilidade operacional para as forças aéreas que operam o A330 MRTT.

Nenhum comentário:
Postar um comentário