quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
Arábia Saudita vai introduzir capacidades avançadas de patrulha marítima e multimissão com um contrato para quatro aeronaves C-27J MPA
A presença global da aeronave de transporte tático multimissão C-27J Spartan da Leonardo, com mais de 290.000 horas de voo em todo o mundo, está prestes a crescer com a adição de mais um operador líder ao grupo que escolheu e utiliza a aeronave para atender às suas exigentes necessidades. A Leonardo fornecerá quatro aeronaves de patrulha marítima (MPA) C-27J ao Ministério da Defesa do Reino da Arábia Saudita, oferecendo as capacidades necessárias para lidar com ameaças submarinas e de superfície modernas, garantir serviços eficazes de Busca e Salvamento (SAR) e realizar missões de transporte e lançamento aéreo. As entregas para a Marinha Real Saudita, que se torna a 21ª operadora desse modelo no mundo, devem começar em 2029.
Esta importante conquista confirma o forte vínculo entre a Leonardo e o Reino da Arábia Saudita, aumentando o número de C-27J encomendados por usuários sauditas, após a recente aquisição (verão de 2025) de duas unidades dedicadas a combate a incêndios, transporte de carga e evacuação médica. Marca também a primeira vez que o C-27J MPA é adquirido com capacidade de integração de sistemas de armas marítimas. Mais uma prova da versatilidade da plataforma, capaz de combinar de forma única capacidades de transporte, resposta a desastres e vigilância multidomínio.
O programa C-27J se beneficia dos investimentos contínuos na expansão das missões da aeronave, na melhoria de seu desempenho e na incorporação das tecnologias mais avançadas, de modo a fornecer soluções personalizadas e orientadas para tarefas específicas, capazes de atender aos requisitos mais desafiadores dos principais usuários.
Informações gerais sobre o C-27J Spartan Next Generation e a variante MPA
O C-27J MPA mantém todas as características e capacidades da plataforma C-27J Spartan Next Generation, incluindo seus sistemas de aviônica, navegação, comunicação, identificação e autoproteção de última geração, permitindo operações contínuas, seguras e com baixa carga de trabalho em todas as condições climáticas e de luminosidade, tanto em espaços aéreos militares quanto civis controlados, inclusive em cenários de alta ameaça.
Com o objetivo específico de garantir capacidades de vigilância multidomínio, o C-27J MPA integra um conjunto de missões dedicado, incluindo sensores otimizados para detecção, identificação e rastreamento de alvos de superfície e submarinos, gerenciados por um sistema avançado de gerenciamento de missões (o sistema Leonardo Airborne Tactical Observation and Surveillance) com capacidades de fusão de dados. Um sistema de comunicação completo permite o compartilhamento de dados em tempo real com centros de controle e assegura a cooperação com outras unidades, mesmo em condições além da linha de visão (BLOS). Além disso, para além de suas capacidades de patrulha e vigilância marítima, o C-27J MPA pode transportar uma carga útil de armamentos significativa para neutralizar múltiplas ameaças, incluindo torpedos, mísseis antinavio e cargas de profundidade, de acordo com as necessidades específicas da missão.
Ao remover os consoles do sistema de gerenciamento de missão e outros componentes do conjunto de missão, a cabine do C-27J MPA pode ser facilmente reconfigurada para realizar as missões de transporte, lançamento aéreo e evacuação médica típicas do C-27J Spartan Next Generation, proporcionando ao cliente uma flexibilidade incomparável. Os C-27J para funções marítimas já estão em serviço na Guarda Costeira dos EUA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário