sábado, 21 de fevereiro de 2026
Na VERTICON 2026, a Daher vai destacar o Kodiak 100 e o Kodiak 900 como “multiplicadores de força” para frotas de helicópteros
A Daher Aircraft fará sua primeira participação como expositora no evento anual VERTICON, voltado ao voo vertical, destacando os Kodiak 100 e Kodiak 900 como aeronaves de asa fixa altamente capazes para complementar frotas de helicópteros no apoio a operações de segurança pública e operadores governamentais.
Expondo no Georgia World Congress Center, em Atlanta, durante o evento de 10 a 12 de março, a Daher Aircraft vai destacar como seu turboprop Kodiak atua como um “multiplicador de força” para operações centradas em helicópteros, aumentando significativamente a capacidade de missão e, ao mesmo tempo, reduzindo os custos operacionais gerais.
“À medida que as agências buscam cada vez mais autonomia, juntamente com cobertura ampliada e missões mais adaptáveis, o Kodiak 100 e o Kodiak 900 oferecem soluções convincentes com suas capacidades de vigilância contínua”, explicou Nicolas Chabbert, CEO da Daher Aircraft.
A Daher adquiriu o Kodiak multifunção em 2019, assumindo um compromisso de longo prazo com essa linha de produtos ao reforçar os recursos de produção na unidade industrial/linha de montagem final de Sandpoint, Idaho, bem como ao evoluir e aprimorar significativamente a família de aeronaves — apoiada por um suporte ao cliente reforçado por meio de uma rede global já estabelecida para as aeronaves turboprop TBM da empresa.
Desde a aquisição, a Daher Aircraft introduziu a variante aprimorada Serie III da versão base do Kodiak 100 e lançou o Kodiak 900, maior e mais rápido. A empresa também intensificou seu foco em mercados multimissão, incluindo clientes de segurança pública e operadores governamentais, apoiado pelo desenvolvimento de capacidades internas de integração de sistemas. Hoje, aproximadamente um terço das vendas anuais do Kodiak é destinado a clientes multimissão.
A capacidade do Kodiak de acomodar uma gama completa de equipamentos para sua função de apoio aéreo é evidenciada pelo demonstrador Kodiak 900 Multi-Mission Aircraft (MMA) da Daher, que integra um sistema montado no montante da asa, capaz de suportar uma torreta de sensores da classe de até 15 polegadas, controlada a partir de um console de operador na cabine.
Operações do Kodiak 900 MMA apoiaram prisões consecutivas por crimes graves
A Daher Aircraft validou as capacidades do Kodiak 900 MMA durante uma demonstração local para uma agência de segurança pública no oeste dos Estados Unidos, o que resultou em duas prisões por crimes graves no mesmo dia.
Paul Carelli, Diretor Sênior de Multi Mission e Desenvolvimento de Negócios para as Américas da Daher Aircraft, disse que isso ocorreu durante uma demonstração, quando a tripulação de voo da Daher Aircraft foi solicitada a ajudar em uma chamada urgente de apoio. Atendendo rapidamente com um dos oficiais da agência a bordo da aeronave, o Kodiak 900 MMA localizou o veículo suspeito em 52 segundos e manteve contato visual até a apreensão bem-sucedida. No meio desta operação, o próprio helicóptero da agência retornou à sua base para reabastecimento, enquanto o Kodiak manteve vigilância ininterrupta.
Este registro de imagem, feito pela torreta de sensores montada sob a asa do Kodiak 900 MMA, mostra dois suspeitos se rendendo à polícia depois que a agência se beneficiou das capacidades de vigilância persistente da aeronave — mesmo quando o helicóptero da própria agência precisou deixar a cena para reabastecimento.
Mais tarde, no mesmo dia, o Kodiak 900 MMA forneceu vigilância contínua (overwatch) durante uma perseguição veicular em alta velocidade envolvendo um suspeito de crime. O Kodiak 900 MMA novamente ofereceu apoio visual e rastreamento precisos, permanecendo na área quando o helicóptero das forças de segurança precisou se retirar para reabastecimento.
A altitude operacional do Kodiak 900 MMA, entre 7.000 e 10.000 pés durante esses dois voos, garantiu discrição, ao mesmo tempo em que reduziu a necessidade de coordenação complexa do espaço aéreo, típica de operações de helicópteros em baixa altitude em áreas metropolitanas congestionadas. As altitudes mais elevadas também permitiram que o Kodiak 900 MMA voasse sobre áreas como corredores de aproximação/decolagem de pistas de aeroportos, onde a presença de aeronaves de asas rotativas (helicópteros) muitas vezes é restrita.
“Essa experiência foi realmente reveladora para a força de segurança pública”, acrescentou Carelli.
Excelente autonomia e baixo custo operacional por hora
A autonomia da família de aeronaves Kodiak, de sete a oito horas — e de até 9,5 horas em determinadas configurações — oferece um tempo de permanência na área (on-station) significativamente maior do que o de helicópteros. Suas excelentes características de pilotagem em todo o envelope de voo, particularmente em velocidades mais baixas de 85 a 110 nós, se combinam com um raio de curva reduzido para fornecer uma plataforma muito eficaz e estável, que pode ser operada por aviadores que vão desde oficiais com maior tempo de voo até aqueles com menos experiência de pilotagem.
Do ponto de vista de custos, o Kodiak oferece vantagens significativas. Os custos operacionais diretos médios são de aproximadamente US$ 400 por hora, incluindo combustível, com potencial para custos mais baixos sob determinados programas de manutenção da Parte 91. Isso é substancialmente menor do que a despesa horária típica para helicópteros.
“Tanto Operacionalmente como economicamente, o Kodiak 100 e o Kodiak 900 são aeronaves extremamente eficazes”, disse Carelli. “Eles oferecem às agências uma capacidade de vigilância estendida por uma fração do custo de helicópteros, ao mesmo tempo em que se integram perfeitamente à infraestrutura terrestre das unidades de aviação já existentes.”
Detalhes da instalação da torreta de sensores sob a asa do Kodiak 900 Multi-Mission Aircraft (à esquerda) e o console do operador.
“O Kodiak MMA não concorre com o helicóptero nas operações policiais — ele complementa os meios aéreos e eleva a eficiência da missão. Ao operar em altitude, mantém vigilância contínua com menor exposição a ameaças terrestres, amplia o tempo de cobertura aérea, melhora a coordenação com as equipes em solo e com os helicópteros durante a operação, além de tornar a missão mais eficaz e econômica.”, explica Paulo C Olenscki, Diretor Executivo da Daher Aircraft Brasil.
Expansão da base de clientes Daher Aircraft entre operadores multimissão
Durante a VERTICON 2026, a Daher Aircraft vai apresentar o número crescente de clientes de segurança pública e governamentais da família Kodiak, incluindo:
- Polícia do Estado de Nova York (New York State Police): adquirindo quatro Kodiak 100 para se juntarem à frota de helicópteros da agência a partir deste verão; as aeronaves contarão com equipamentos avançados de missão, incluindo capacidade de visão noturna.
- Polícia do Estado da Virgínia (Virginia State Police): operando três Kodiak 100 na unidade aérea da agência, integrando-os aos seus recursos de helicópteros.
- Patrulha Rodoviária do Missouri (Missouri Highway Patrol): além de se destacar como a primeira operadora multimissão do Kodiak 900, a aeronave da Patrulha Rodoviária marcou a primeira integração de sistemas “in-house” da Daher para um cliente de segurança pública.
- Bureau da Patrulha Marinha do Maine (Maine Marine Patrol): equipado com flutuadores anfíbios para operações tanto na água quanto em terra, seu Kodiak 100 é empregado em missões que vão desde fiscalização regulatória da pesca comercial, ações de segurança marítima e busca e salvamento até o monitoramento offshore das ameaçadas baleias-francas-do-atlântico-norte (Northern Right Whales).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário