quinta-feira, 24 de junho de 2010

B-1B realiza voo de testes com o Link 16 FIDL



O primeiro B-1B Lancer modernizado decolou para seu primeiro voo no último dia 4 de junho, da Base Aérea de Edwards, na Califórnia. O avião teve seu cockpit traseiro atualizado com novos aviônicos digitais, incluindo o line-of-sight Link 16.

O sistema FIDL (Fully Integrated Data Link) foi testado durante um voo de quatro horas de duração, onde foram transmitidas mensagens de texto que incluiram inclusive dados sobre missões virtuais, como coordenadas de alvos para seus armamentos.

O Link 16 adiciona maior capacidade para o JREAP (Joint Range Extension Applications Protocol) e integra as informações em quatro novas telas coloridas, que possuem simbologia intuitiva e mapas com movimentos.

"Com o Link 16, as coordenadas de alvo podem ser enviadas pelas tropas em solo, ou pela base, diretamente para o sistema de armas do avião, ao invés do método atual, onde os membros da tripulação inserem no sistema as coordenadas após receberem pelo rádio", disse Mark Angelo, gerente do programa B-1 da Boeing.

Segundo a Boeing, o programa de testes deverá incluir três novos voos este mês. A previsão é que mais uma bateria de testes seja executada em janeiro de 2011.

O programa conduzirá três voos de testes este mês. Voos de testes adicionais serão executados durante o mês de janeiro de 2011. Toda frota de 66 Lancer receberá a modernização FIDL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário