quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Superjet 100 completa com sucesso testes de ruído e inicia testes de alta frequência



Sob a supervisão da AR IAC (Aviation Register of the Interstate Aviation Committee) e da EASA (European Aviation Safety Agency), o Sukhoi Superjet 100 completou com sucesso o programa de testes de ruído, que faz parte do programa de certificação.

O avião realizou, no aeroporto de Cuneo-Levaldigi, oito voos de validação, sendo que os resultados preliminares mostraram que os níveis de ruído da aeronaves estão dentro das exigências da ICAO CAEPIV.

Assim que foi liberado pela AR IAC e EASA, o mesmo avião (#95004) passou a efetuar testes HIRF, nos mesmo padrões dos testes de ruído. A metodologia de testes de HIRF foi elaborada pelos engenheiros da SCAC em colaboração com a Alenia Aeronautica, junto com relevantes autoridades certificadoras.

A certificação HIRF (Alta Frequência) é exigida para demonstrar que os equipamentos eletrônicos e elétricos de bordo não sofrem influência de campos eletromagnéticos externos como os produzidos por estações de rádios ou televisões, ou por estações radar.

O processo de testes de HIRF consiste em irradiar a aeronave com uma série ondas de rádio em frequências e níveis de emissão definidos pelas regras de certificação, tendo os equipamentos elétricos abordo ligados e desligados, incluindo os motores.

O campo eletromagnético e os cabos dentro instalados abordo sofrem uma série de medições por telimetria durante a radiação, assim como os aviônicos. A telemetria é utilizada para monitorar todos parâmetros em tempo real, além de evitar a exposição das pessoas a radiação durante os testes com a aeronave eletrificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário