quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TAM no Festival de Turismo de Gramado

A TAM Linhas Aéreas participa do Festival de Turismo de Gramado, de 18 a 21 de novembro, e apresenta novidades em serviços e ampliação de sua malha aérea. Com cinco novos voos internacionais no ano e acordos de codeshare, a companhia aumenta as opções de conectividades dos passageiros voando a lazer ou negócios e facilita o planejamento das viagens.

Atualmente, a TAM opera diretamente voos para sete destinos na Região Sul do país: Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná; Florianópolis, Joinville e Navegantes, em Santa Catarina; e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A companhia atende ainda outras 12 cidades do Sul do Brasil por meio de parcerias com outras empresas.
Em outubro, a TAM registrou recorde histórico na taxa de ocupação de seus voos internacionais, que atingiu 84,7%, superando em 6,5 pontos percentuais o índice alcançado no mesmo mês de 2009. A companhia conta atualmente com 150 aeronaves, a maior frota comercial de passageiros da história da aviação brasileira. Até o fim do ano, a empresa receberá mais um avião, fechando 2010 com 151 aparelhos em operação. A previsão para 2011 é chegar a 158 equipamentos.

Só neste ano, a TAM ampliou sua oferta internacional em cinco frequências. O novo voo da TAM para Bogotá, com origem em São Paulo, terá início em dezembro e será operado com uma aeronave A320 configurada em duas classes de serviço: Econômica e Executiva.  Também em dezembro, novos voos para Miami, a partir de Brasília e Belo Horizonte, começarão a operar nos dias 1º e 2, respectivamente. Serão quatro frequências por semana a partir da capital federal (segundas, quartas, sextas-feiras e domingos) e três a partir do aeroporto de Confins (terças, quintas-feiras e sábados), operadas por um Boeing 767-300 configurado em duas classes de serviço (econômica e executiva). As passagens já estão disponíveis para venda para estes dois novos trechos.  A companhia também iniciou, neste ano, novos voos do Rio de Janeiro para Londres e Frankfurt, adicionando mais frequências à malha já operada a partir de São Paulo.
Outra forma de expandir a oferta é por meio dos acordos de codeshare (compartilhamento de voos). No início deste mês, a TAM anunciou a ampliação de sua parceria com a Lufthansa e passa a oferecer quatro novos destinos na Europa por meio de conexões em Frankfurt (Alemanha), com voos operados pela companhia parceira, para Genebra (Suíça), Bruxelas (Bélgica), Amsterdã (Holanda) e Viena (Áustria). Além disso, os passageiros da TAM e da Lufthansa – companhias membros da aliança global Star Alliance – podem acumular e resgatar pontos Multiplus no programa TAM Fidelidade ou milhas no Miles & More da Lufthansa. 
 

Os visitantes do Festival de Turismo de Gramado poderão conferir todas as vantagens que a integração da TAM à Star Alliance proporciona. A entrada da companhia aérea brasileira na aliança, em maio deste ano, não só aumentou a oferta de voos como também permitiu que a empresa oferecesse uma ampla gama de benefícios a seus clientes. A popular RTW (Round the World Fare, isto é, Tarifa Volta ao Mundo), por exemplo, permite várias novas combinações de viagens pelo território brasileiro e sul-americano e traz mais voos entre o Brasil e a Europa e entre o Brasil e os Estados Unidos. 
Com o objetivo de oferecer mais um diferencial ao cliente que voa com a companhia, a TAM firmou parceria com a On Air. O sistema desenvolvido pela empresa permite que os passageiros utilizem seus celulares durante os voos para transmissão de voz e dados (internet e mensagens de texto). A TAM é a primeira empresa das Américas a oferecer o serviço, inicialmente disponível, desde 28 de outubro, na aeronave Airbus A321 que realiza as rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre.

 
Ainda sobre as novas tecnologias, em setembro a TAM implementou um projeto-piloto nos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, em São Paulo, que permite que os passageiros façam o check-in totalmente sem papel.  Ao realizar o check-in no site da companhia (www.tam.com.br), por meio de um celular conectado à internet ou de um computador, é criado um cartão de embarque eletrônico com um código de barras bidimensional (2D), que pode ser enviado por e-mail ou SMS. O cliente deve acessar o cartão eletrônico no seu celular e apresentá-lo ao agente de segurança do aeroporto para entrar na sala de embarque. Um funcionário da TAM faz a leitura do código 2D diretamente na tela do aparelho no momento do embarque. O serviço também está disponível por meio do aplicativo da companhia para iPhone.
Outro grande projeto da TAM em 2010 é voltado para os novos passageiros. Além da parceria com as Casas Bahia para a venda de passagens nas filiais da rede varejista, anunciada em junho, a empresa está investindo em campanhas e canais de comunicação para orientar os novos viajantes. No site www.tam.com.br/comoviajar, os passageiros que vão utilizar o transporte aéreo pela primeira vez encontram orientação completa desde como comprar uma passagem, passando pelos procedimentos de embarque até a retirada das bagagens no destino. O mesmo conteúdo estará em breve disponível em cartilhas impressas, que mostram também as vantagens do avião sobre o ônibus. 
 

Entre 10h e 17h e entre 20h e 6h, por exemplo, viagens de avião pela companhia são extremamente competitivas com as de ônibus. Com antecedência de três a seis meses, uma passagem aérea para uma cidade a mil quilômetros de distância tem preço semelhante ao de uma passagem de ônibus, sem contar o tempo de viagem e os gastos nas paradas com alimentação e banho.
A TAM Viagens também marcará presença no estande, que tem 100 metros quadrados. Os funcionários da operadora poderão fornecer informações sobre as mais de 600 opções de pacotes disponíveis, além de roteiros personalizados, distribuídos por áreas de interesses para se adequar ao gosto e à necessidade dos diferentes tipos de viajantes.
Os visitantes também poderão conhecer os serviços de entrega de encomendas da TAM Cargo, que atende, com voos diretos, 45 aeroportos brasileiros, faz coletas em mais de 400 cidades e entrega em mais de 4.200 localidades no Brasil. O serviço TAM Cargo Internacional atinge cerca de 45 países e mais de 120 cidades espalhadas pelo Mercosul, América do Norte, Europa e Extremo Oriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário