Como parte das iniciativas de pesquisa e desenvolvimento, voltadas para opções tecnológicas do futuro, a Airbus assinou um memorando de entendimento (MoU) com a EGTS International, uma joint venture formada pela a Safran e pela Honeywell Aerospace, visando a avaliação e o desenvolvimento de uma tecnologia elétrica e autônoma de rebocagem e taxiamento de aeronaves para a Família A320. O acordo marca a seleção do Electric Green Taxiing System (Sistema Elétrico e Verde de Taxiamento, em tradução livre), da EGTS International, que será avaliada como uma nova opção para a Família A320 – essa solução é referida pela Airbus como eTaxi. Esta modalidade permitirá que a aeronave seja rebocada do portão para a pista, e de volta para o portão após o desembarque, sem a necessidade de acionar os motores principais da aeronave e sem os tratores de reboque. O eTaxi usará a Unidade de Potência Auxiliar da Aeronave (APU) para alimentar motores elétricos instalados nas rodas do trem de pouso. A arquitetura vislumbra a possibilidade dos pilotos em manter o controle total, a partir do cockpit, da velocidade e da direção de seus aviões, durante as operações de taxiamento. Olivier Savin, vice-presidente do programa EGTS da Safran disse: "Estamos muito satisfeitos em fortalecer nosso relacionamento com a Airbus, um cliente chave e líder da indústria em inovação. Através deste acordo estamos criando o contexto ideal para, com nossa experiência,desenvolver métodos de melhor utilização do próprio sistema de trem de pouso e uma solução de taxiamento verde para a Família A320". Brian Wenig, vice-presidente do programa EGTS na Honeywell Aerospace disse: "A nossa tecnologia, tal como demonstramos no Paris Airshow e agora com esta MoU, ilustra um próximo e importante marco no avanço da tecnologia envolvida no EGTS de aeronaves, como uma opção para a Família A320, da Airbus, por garantir o apoio da companhia no desenvolvimento do sistema. A Airbus irá fornecer uma visão extremamente valiosa para facilitar a perfeita integração do sistema com a aeronave". Daniel Baubil, consultor e chefe do programa para a Família A320 disse: "Hoje, a Airbus entrega as aeronaves de corredor único mais eco-eficientes do mundo – a Família A320. Este é o resultado de nossa busca permanente por melhorias inovadoras para tornar nossos aviões ainda mais eficientes e capazes". E acrescenta: "Por isso estamos ansiosos para trabalhar com nossos parceiros internacionais, especialistas em sistemas EGTS - Honeywell e Safran -, com quem compartilhamos uma visão comum; a de que a família A320 é candidata natural para os sistemas de taxiamento elétrico". A opção do eTaxi vai oferecer vários benefícios operacionais e ambientais para a Família A320:
• Por viagem haveria economia de combustível e reduções de emissão de CO2 na casa dos 4%;
• Contribuições significativas, com operações de reboque mais eficientes, e que gerariam economia de cerca de dois minutos de tempo trabalho;
• As emissões de gás carbônico e de óxido nitroso, resultantes das atividades de reboque, seriam reduzidas em mais da metade.
Ao longo dos próximos meses, os parceiros vão desenvolver e apresentar em conjunto um case comercial global e um plano de implementação que visa determinar a viabilidade de uma solução de taxiamento elétrico para a Família A320. Para este fim, a Airbus e a EGTS International estão reforçando suas equipes na busca de finalizar os estudos de validação, definir as especificações e alinhar as exigências do mercado para uma solução tecnológica totalmente adaptada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário