quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
Boeing 100 anos: atividades no Brasil em 2016
Em sintonia com o desenvolvimento global da companhia, a presença da Boeing no Brasil em 2016 foi marcada por projetos inovadores, investimentos em tecnologias limpas e pelo compromisso com a melhoria da experiência de voo dos passageiros.
Para tal atuação, a empresa tem contado com a estrutura de seu Centro de Pesquisa e Tecnologia em São José dos Campos, interior de São Paulo, e parcerias com outras empresas e instituições do país. Um dos projetos de maior destaque nesse contexto é o ecoDemonstrador, plataforma de testes desenvolvida pela Boeing para testar e acelerar o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que elevem a eficiência e o desempenho das aeronaves do futuro, buscando atender às novas diretrizes globais de redução de ruído e de emissão de carbono. Neste ano, pela primeira vez, o programa foi realizado em parceria com outra fabricante, a Embraer, que forneceu uma aeronave E170 para os testes, realizados ao longo do mês de novembro em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Uma das principais inovações testadas por Boeing e Embraer é a incorporação da tecnologia que permite reduzir o ruído aerodinâmico gerado pelos slats da aeronave no momento de aproximação da pista de pouso. Essa redução é fundamental para atender os novos níveis de ruído exigidos nas imediações dos aeroportos. Além disso, o projeto também conta com testes de desempenho do biocombustível para aviação produzido a partir da cana-de-açúcar. A inovação vem sendo pesquisada por engenheiros das duas fabricantes. Estudos apontam que o bioquerosene de aviação produzido de forma sustentável emite de 50% a 80% menos carbono em seu ciclo de vida que o querosene de origem fóssil. Outras inovações presentes no ecoDemonstrador são a aplicação de pintura com uma nova tecnologia de tinta potencialmente capaz de reduzir o acúmulo de restos de insetos e facilitar a remoção de gelo-fator que interfere diretamente no desempenho da aeronave durante o voo e um sistema que permite analisar o escoamento do ar em regiões muito próximas à superfície da asa durante o voo, criando condições para inovações aerodinâmicas e, consequentemente, redução de consumo de combustível e emissões de carbono. Essa foi a primeira vez que o programa ecoDemonstrador, lançado em 2011 pela Boeing, foi realizado fora do território norte-americano e em parceria com outra fabricante, unindo de forma inédita os esforços de duas das principais fabricantes de aeronaves do mundo em benefício da indústria aeroespacial.
O ano de 2016 também contemplou outra parceria de sucesso envolvendo a Boeing, a realização de testes de conforto com passageiros em cooperação com a Universidade de São Paulo (USP). O Centro de Engenharia de Conforto (CEC) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) recrutou entre agosto e novembro de 2016 voluntários para avaliarem parâmetros de ruído, temperatura, entre outros fatores; em uma réplica de cabine de aeronave. O projeto, que contou até com serviço de bordo, visa a melhoria do conforto em futuras aeronaves da Boeing e, como consequência, uma melhor experiência de voo para os passageiros.
Além disso, 2017 será palco do lançamento do novo Boeing 737 MAX, que exibirá as características que trouxeram popularidade e confiabilidade à versão 737 Next Generation, aliadas à superior economia de combustível no segmento de aeronaves de corredor único. O novo modelo proporcionará às companhias aéreas a grande economia de combustível que esperam para o futuro. A aeronave traz um novo motor, o LEAP-1B da CFM International, que reduz a queima de combustível e as emissões de CO2 em 13%, quando comparado à maioria das aeronaves de corredor único mais econômicas da atualidade. As atualizações recentes no design da aeronave, inclusive o winglet desenvolvido com moderna tecnologia, reduzirão o arrasto e realçarão ainda mais o desempenho do 737 MAX, principalmente em rotas de longa distância.
O Boeing Sky Interior, o preferido dos passageiros, será o modelo padrão de interior das aeronaves 737 MAX. Com base em anos de pesquisa sobre a experiência de voar, o Boeing Sky Interior das aeronaves 737 trazem paredes novas com arquitetura moderna e características atraentes, que conduzem o olhar dos passageiros para as janelas da aeronave, aumentando o prazer de voar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário