segunda-feira, 20 de agosto de 2018

L-159T2 para a Força Aérea Tcheca fez seu primeiro voo

O primeiro L-159T2 da Força Aérea Tcheca fez seu primeiro voo em 2 de agosto de 2018, no Aeroporto Aero Vodochody. A Força Aérea Tcheca encomendou três aeronaves de assento duplo L-159T2 com várias atualizações a bordo em 2016 para cumprir missões operacionais e treinamento avançado em jatos. Os L-159T2 devem ser entregues à 21. Base Aérea Tática em Čáslav até o final deste ano.

O sucesso do primeiro voo do L-159T2 com o número 6028, pilotado pelos pilotos de teste da Aero, Vladimír Kvarda e David Jahoda, durou 30 minutos. “Aero alcançou outro marco importante. Graças a esta cooperação com o nosso cliente nacional, o programa L-159 recebeu recursos adicionais. Com base nos requisitos da Força Aérea Tcheca, forneceremos mais dois satélites adequados para treinamento não apenas de pilotos avançados, mas também para operações militares ”, disse o Presidente e CEO da Aero Vodochody Giuseppe Giordo.

Estas novas aeronaves de assento duplo T2 têm fuselagem central e dianteira recentemente construídas, várias melhorias significativas, principalmente em equipamentos de ambos os cockpits e no sistema de combustível, e são totalmente compatíveis com o NVG. Cada cockpit é ainda equipado com dois monitores multifuncionais e uma versão atualizada de um assento de ejeção VS-20. A aeronave também é adaptada para oferecer uma capacidade de reabastecimento sob pressão. O radar Grifo, comumente usado na versão de um único assento, agora está integrado também no assento duplo L-159T2, bem como nos sistemas de autoproteção (contramedidas e receptor de aviso de radar).

A aeronave L-159 é operada pela Força Aérea Tcheca, pela Força Aérea Iraquiana e pela empresa norte-americana Draken International. No passado, os L-159 foram alugados pela Força Aérea Húngara para treinar pilotos.

No Farnborough Air Show 2018, a Aero Vodochody e sua parceira estratégica, a israelense IAI, apresentaram uma aeronave multifuncional para suporte aéreo aproximado F / A-259 Striker. O atacante F / A-259 combina a robustez e eficácia do seu antecessor de sucesso - o L-159 Alca - com os mais recentes avanços em aviônica e tecnologia de sistemas de aeronaves. Usando os benefícios de uma asa molhada, o atacante F / A-259 oferece desempenho superior, grande capacidade de manobra e um elevado alcance.

(Foto: Martin Mamula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário