sábado, 26 de janeiro de 2019

RAF comemora icônico jato Tornado


A Royal Air Force lançou imagens impressionantes de uma formação única de aeronaves para celebrar os quarenta anos de serviço do jato Tornado GR4 . Quando o Tornado for retirado do serviço em 31 de março de 2019, ele levará ao fim quatro décadas de serviço durante o qual a aeronave formou a espinha dorsal do poder aéreo do Reino Unido. Três variantes de treinamento do Tornado receberam marcações especiais, incluindo um esquema de camuflagem que o Tornado ostentou em seu início de carreira.

“Eu estava imensamente orgulhoso de ter liderado a formação 'Tail Art', nosso primeiro evento que celebra a iminente aposentadoria do Tornado depois de quase 40 anos de serviço.  O sucesso da surtida foi confirmado pelo excelente suporte da Força Total na RAF Marham, que continua focado em sustentar as operações da Tornado e está tão comprometido hoje quanto em 1982 quando o primeiro Tornado chegou à Estação."

Capitão do Grupo Ian (Cab) Townsend
Comandante na RAF Marham - Conduziu a formação em imagens

O Tornado entrou pela primeira vez no serviço da RAF em 1979, principalmente no ataque nuclear e na interdição da Guerra Fria. Sua estréia no combate na Guerra do Golfo de 1991 marcou um período de operações quase contínuas que continuam até hoje. Cerca de 28 anos após essas primeiras missões para ajudar a libertar o Kuwait, os dois esquadrões de Tornado da RAF, IX (B) e 31 Esquadrões, permanecem em operações no Oriente Médio totalmente comprometidas com a luta contra o Daesh como parte do esforço da Coalizão Global.

“Eu não nasci quando o Tornado entrou em serviço pela RAF. Foi um privilégio voar no treino de hoje, que também capturou imagens fantásticas desta aeronave icônica. Será um dia triste para todos nós quando o Tornado desligar seus motores pela última vez. ”

Tenente Nathan Shawyer, 27
Último piloto a se qualificar no Tornado

Nenhum comentário:

Postar um comentário